Plantio de ipê amarelo marca os 20 anos da Bolsa de Sementes

Plantio de ipê amarelo marca os 20 anos da Bolsa de Sementes

Para comemorar, serão distribuídos 20 mil envelopes com sementes de Ipê Amarelo, totalizando 427 mil sementes

Correio do Povo

Luciana Jost Radtke/Divulgação

publicidade


A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) comemorou neste início de julho os 20 anos do Bolsa de Sementes com o plantio de uma muda de ipê amarelo na praça Siegfried Heuser, em Santa Cruz do Sul. Coordenada pelo Verde é Vida, o programa permanente de educação socioambiental e rural é desenvolvido em parceria com 61 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


 “Como entidade, sempre conduzimos nossas ações à preservação ambiental. Inclusive, com trabalhos junto aos fumicultores para o uso de mata energética”, destacou o presidente da Afubra, Benício Albano Werner.

 

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul, Jaques Eisenberger, salientou que, em seu conhecimento, o trabalho realizado pelo Verde é Vida é o de maior continuidade e de relevância. “A ação é muito importante para o meio ambiente. Quando se fala no setor da fumicultura, muito se critica, mas, precisa-se se falar que é uma das culturas com mais prática conservacionista, com maior índice de preservação”. 


Nestas duas décadas, as escolas parceiras da Região de Atuação Santa Cruz do Sul já coletaram 7.170,3 quilos. Para comemorar, serão distribuídos 20 mil envelopes com sementes de Ipê Amarelo, totalizando 427 mil sementes. 


A coleta é realizada pelos alunos, professores, pais e comunidades das escolas parcerias que, após um primeiro beneficiamento, enviam as sementes para a Afubra. Todas as sementes são enviadas para o laboratório de silvicultura da UFSM onde passam por uma seleção de viabilidade, são catalogadas e armazenadas para posterior doação. 

 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895