Plantio de soja atinge 93% da área projetada pela Emater/RS-Ascar

Plantio de soja atinge 93% da área projetada pela Emater/RS-Ascar

Chuvas irregulares permitiram avanço maior na semeadura, que deve terminar nesta semana

Correio do Povo

publicidade

O plantio de soja no Rio Grande do Sul chegou a 93% da área projetada para a safra 2022/2023, afirma a o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar. O documento publicado nesta nesta quinta-feira (29), contabiliza 6 milhões de hectares para essa safra, e que devem ter produtividade de 3.131 kg/ha. 

A ocorrência de chuvas irregulares em parte do Estado, permitiu um avanço um pouco maior na semeadura, já que os produtores aceleraram a operação para se aproximar da finalização ainda no mês de dezembro onde as precipitações foram suficientes para repor a umidade nos solos. Mesmo onde não ocorreram as precipitações, parte dos produtores com lavouras mais extensas efetuou o plantio em solo seco, aguardando as precipitações previstas para o final do período.  

Em relação ao plantio de milho, com área estimada de cultivo de 831 mil hectares, evoluiu de forma muito lenta mesmo tendo atingido 91% da área estimada para esta safra. Atualmente, 30% da área cultivada com milho está em germinação e desenvolvimento vegetativo, 20% em floração, 34% em enchimento de grãos e 16% em maturação. A Metade Oeste do Estado segue sendo a mais afetada pela estiagem. As recentes chuvas não melhoraram o cenário pois foram insuficientes e mal distribuídas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895