Preços de hortaliças mantêm queda em agosto

Preços de hortaliças mantêm queda em agosto

Cebola, que subiu 12%, foi a exceção em levantamento de mercados atacadistas feito pela Conab no país

Patrícia Feiten

Preço do tomate aumentou 10,50% no período

publicidade

Os preços das hortaliças seguem em trajetória de queda nos mercados atacadistas do país. Alface, batata, cenoura e tomate apresentaram valores ainda mais baixos no mês passado na comparação com julho na maioria das Centrais de Abastecimento analisadas. As informações estão no 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (15).

A exceção foi a cebola, que continua em alta nos mercados atacadistas. O preço médio ponderado do produto aumentou cerca de 12% no período pesquisado. A região Sudeste aparece como a principal abastecedora (quase 50%), seguida do Centro-Oeste (25%) e do Nordeste (15%). Segundo a Conab, a alta atípica neste ano pode ser atribuída, em grande parte, ao fraco desempenho da produção nordestina.

Uma novidade apresentada nesta edição do Prohort foi a inclusão da Ceasa de Porto Alegre entre as centrais pesquisadas. A Conab diz que a formação de novas parcerias amplia seu universo de análises e oferece um panorama ainda mais abrangente do setor.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895