Produtor amplia envio de arroz em casca ao México

Produtor amplia envio de arroz em casca ao México

Com nova remessa de 30 mil toneladas confirmada para ocorrer em dezembro, exportações do grão ao país devem crescer 87,5% em 2022

Camila Pessôa

Exportações aquecem o mercado interno

publicidade

Os orizicultores devem fechar o ano exportando quase o dobro do volume de arroz em casca enviado ao México em 2021. A possibilidade tornou-se mais próxima após a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) confirmar a compra de mais 30 mil toneladas do produto pelo país, ante outras 30 mil já adquiridas no primeiro semestre. A previsão é que o embarque ocorra até o dia 10 de dezembro.

Com isso, o Brasil totalizará o envio de 60 mil toneladas do cereal ao mercado mexicano, ante as 32 mil toneladas embarcadas no ano passado, de acordo com informações do Comex Stat, sistema de dados vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O provável acréscimo de 87,5% no volume embarcado ao mercado mexicano deve-se, principalmente, ao fato de o governo de Andrés Manuel López Obrador, em maio de 2022, zerar as taxas de importação de produtos considerados “básicos”.

De acordo com o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, o direcionamento da oferta à exportação aquece o mercado interno. “O custo de produção aumentou, em média, 60% nos últimos dois anos”, ressalta. O feito foi comemorado pelo secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes. “Estamos em plena safra americana, o que comprova a excelência e a qualidade do produto gaúcho”, diz.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895