Produtores de mel apresentam pleitos na Assembleia Legislativa
Desafios e potencialidades do setor pautaram a última audiência pública da Comissão Especial da Apicultura e Meliponicultura
publicidade
Apicultores e meliponicultores estiveram em peso, nesta segunda-feira, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Sob o olhar atento de parlamentares, de representantes do governo federal, do executivo estadual, de entidades e de pesquisadores, o grupo detalhou os principais desafios e as necessidades do setor.
Os participantes chamaram a atenção para a necessidade de profissionalizar ambas as atividades e de reforçar a parceria entre produtores e instituições de pesquisa. Também abordaram a importância de facilitar o cadastramento das propriedade, de implementar de programas de fomento aos produtores e de incentivar a fabricação de subprodutos do mel para agregar valor e renda ao campo.
A audiência presidida pelo deputado Sergio Peres (Republicanos) também foi palco para pedidos por políticas de educação ambiental, medidas de amparo aos produtores para períodos de adversidades e, de modo especial, alternativas para combater a mortandade de abelhas. Na ocasião, ainda foram apresentados os projetos de lei protocolados na Assembleia Legislativa a partir de sugestões trazidas pelos produtores desde a instalação da Comissão.
Desde que foi instalado, em outubro do ano passado, o colegiado pluripartidário percorreu municípios ouvindo produtores e conhecendo iniciativas em propriedades rurais, escolas, universidades, empresas e associações.
“Não chegamos ao final dos trabalhos, pelo contrário; a Comissão Especial é um ponto de partida para a construção coletiva de políticas voltadas a essa cadeia produtiva tão importante para a renda das famílias, para a saúde das pessoas e para a preservação da vida no planeta”, projetou Peres, ao abrir a audiência pública.