Programação aborda desafios

Programação aborda desafios

Conbrasul ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro

Nereida Vergara

RS é o quinto estado em produção

publicidade

Debater os desafios da produção de ovos no Brasil – no que diz desrespeito às inovações e também ao enfrentamento da alta de custos – é o objetivo principal da 3ª Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos (Conbrasul), que ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Wish Resort, em Gramado. A conferência, organizada pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), em conjunto com outras entidades do setor, ocorre a cada dois anos, sempre no Rio Grande do Sul.

O presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, adianta que o evento deve contar com a presença de pesquisadores e empresários do Brasil e de países da Europa e América Central, além de Estados Unidos. Santos lembra que o setor de produção de ovos ainda vive num contexto de crise, mesmo depois de um pequeno recuo no preço da saca do milho – um dos principais insumos da alimentação na avicultura – para em torno de R$85,00. Ao longo do último ano, a valorização do cereal chegou ultrapassar os R$100,00.

“O custo ainda está muito alto, principalmente porque dos 54 bilhões de ovos que o Brasil produz anualmente, somente 1% são destinados à exportação”, comenta. O Rio Grande do Sul é o quinto estado do Brasil em produção, que deve chegar em 2021 a 3,8 bilhões de unidades, mas o terceiro em exportação, com 2,2 mil toneladas estimadas para este ano, cerca de 7% a mais que 2020. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895