Programa Sentinela realizou mais de 300 ações de educação sanitária no primeiro trimestre

Programa Sentinela realizou mais de 300 ações de educação sanitária no primeiro trimestre

Operação completa três anos em julho de 2023

Correio do Povo

publicidade

O Programa Sentinela, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) realizou mais de 300 ações de educação sanitária no primeiro trimestre de 2023. Em nota divulgada pela secretaria, a pasta afirma que foram percorridos quase 10 mil quilômetros nas diferentes áreas da fronteira, com a fiscalização de 8.402 bovinos, 41 propriedades vistoriadas, 33 barreiras instaladas e 359 ações de educação sanitária. 

O programa foi criado em julho de 2020 e, desde então, percorreu mais de 170 mil quilômetros, fiscalizou 783 propriedades e 83.888 bovinos, além de ter realizado quase mil barreiras e 9.044 ações de educação sanitária. Os agentes costumam percorrer cerca de  mil a 2,5 mil quilômetros por período, em sete dias de operação. 

O Sentinela faz o patrulhamento dos 1,2 mil quilômetros de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina. A definição das áreas de vigilância é feita previamente, a partir de um trabalho de análise de redes, com base em dados do SDA (Sistema de Defesa Agropecuária), de acordo com indícios de maior risco sanitário, como pontos de maior circulação de animais, bom como locais de possíveis irregularidades sanitárias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895