Projeto de irrigação para o Rio Grande do Sul prevê abastecer 3,2 milhões de hectares

Projeto de irrigação para o Rio Grande do Sul prevê abastecer 3,2 milhões de hectares

Apresentação foi realizada pelo senador Luís Carlos Heinze, pelo geólogo Rogério Porto, da UFRGS, e pela Sociedade de Agronomia do RS, nesta terça-feira, em Porto Alegre

Correio do Povo

publicidade

A sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) foi sede, nesta terça-feira, da apresentação de um programa de irrigação para o Estado. Capitaneada pelo senador Luís Carlos Heinze (PP/RS), a explanação também contou com o geólogo Rogério Porto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com representantes da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).

Segundo nota oficial do parlamentar, o projeto contempla a identificação e demarcação de 5.479 pontos de acumulação de água nas principais bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul.

Os estudos serão viabilizados por meio de recursos provenientes de emenda parlamentar do próprio senador, encaminhados para as prefeituras envolvidas. "Heinze alocou R$ 800 mil que serão utilizados na identificação das bacias localizadas nas regiões da AMM (Missões), AMUFRON (Fronteira Noroeste) e AMUPLAN (Planalto Médio)", informou o comunicado.

“Os pontos mapeados serão capazes de irrigar mais de 3,2 milhões de hectares de soja, milho, arroz, pastagens e outras culturas. É uma ferramenta que nos ajuda a combater a estiagem e até o excesso de água, se consideramos a exploração de pequenas centrais hidrelétricas”, afirmou o senador.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895