Reitora da UPF defende maior aproximação do campo e da academia

Reitora da UPF defende maior aproximação do campo e da academia

Bernadete Maria Dalmolin ressaltou a participação da universidade na Expodireto Cotrijal

Mauren Xavier

publicidade

Aproximar cada vez mais o campo e o conhecimento acadêmico é um dos caminhos para qualificar o agronegócio gaúcho. A avaliação foi feita pela reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bernadete Maria Dalmolin, durante visita a Casa do Correio do Povo na Expodireto Cotrijal 2023, em Não-Me-Toque, no noroeste do Estado.

"Muitos setores ficaram isolados e não exercemos esse exercício de diálogo na forma e na intensidade que eram necessários. E para nós, da universidade, isso é cada vez mais importante. Estamos abertos para ouvir e a partir das dores dos produtores, nas mais diferentes cadeias produtivas para realmente formar e produzir conhecimento de uma forma mais adequada e mais próxima, trazendo soluções para aquelas questões que precisam evoluir

A reitora relembrou que a universidade nasceu junto com a feira e que está presente desde o início. "Ao longo dos anos ampliamos a presença para apresentar pesquisas, ampliar as relações e estimular a cultura de cooperação", resumiu ela, relembrando que a UPF tem uma inserção muito forte na área do agro, na inovação e negócios.

A reitora ressaltou ainda a importância da Expodireto como uma oportunidade de ampliar as "trocas" que perpassam o momento da feira. Na Expodireto, a UPF conta com um estande próprio, na qual apresenta e promove encontros e paineis de discussão.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895