Rio Grande do Sul vai adotar estado de emergência zoossanitária para enfrentamento da gripe aviária
De acordo com a Secretaria da Agricultura do Estado, decreto com a medida recomendada pelo Ministério da Agricultura aguarda apenas a análise e assinatura do governador Eduardo Leite
publicidade
O Rio Grande do Sul deve decretar em breve o estado de emergência zoossanitária recomendado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para todas as unidades da federação como medida de prevenção e enfrentamento da influenza aviária. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a decisão foi consolidada no final da tarde de quarta-feira e não foi comunicada no site da pasta porque o documento ainda aguarda análise e assinatura do governador Eduardo Leite.
O estado de emergência zoossanitária foi adotado nacionalmente pelo Mapa no final de maio. Há cerca de uma semana, o titular da pasta, Carlos Fávaro, fez a recomendação de que a medida fosse decretada individualmente para cada estado, como forma de facilitar o acesso a recursos governamentais para ações de controle da doença.