Rio Grande do Sul vai adotar estado de emergência zoossanitária para enfrentamento da gripe aviária

Rio Grande do Sul vai adotar estado de emergência zoossanitária para enfrentamento da gripe aviária

De acordo com a Secretaria da Agricultura do Estado, decreto com a medida recomendada pelo Ministério da Agricultura aguarda apenas a análise e assinatura do governador Eduardo Leite

Correio do Povo

Defesa agropecuária do Estado ainda não registrou casos de infuenza em aves domésticas ou aviários comerciais gaúchos

publicidade

O Rio Grande do Sul deve decretar em breve o estado de emergência zoossanitária recomendado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para todas as unidades da federação como medida de prevenção e enfrentamento da influenza aviária. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a decisão foi consolidada no final da tarde de quarta-feira e não foi comunicada no site da pasta porque o documento ainda aguarda análise e assinatura do governador Eduardo Leite.

O estado de emergência zoossanitária foi adotado nacionalmente pelo Mapa no final de maio. Há cerca de uma semana, o titular da pasta, Carlos Fávaro, fez a recomendação de que a medida fosse decretada individualmente para cada estado, como forma de facilitar o acesso a recursos governamentais para ações de controle da doença.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895