RS terá projeto de irrigação baseado em modelo israelense

RS terá projeto de irrigação baseado em modelo israelense

Sistema será implantado em dez propriedades gaúchas

Karina Reif / Correio do Povo

publicidade

A irrigação será o foco dos investimentos do governo estadual no campo. Segundo o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, anunciou nesta quinta-feira que um plano piloto deve começar a ser produzido a partir de um modelo inovador desenvolvido em Israel.

Dez propriedades gaúchas de pelo menos 1 hectare servirão de experiência e terão o processo de irrigação com açude acompanhado durante dois anos. Somente os lagos de represamento tiveram investimento de mais de R$ 10,9 milhões este ano. Já as cinco novas barragens e outras duas antigas receberão recursos na ordem de R$ 1,5 bilhão a partir de 2013. “O enfrentamento da seca se dá através disso”, destacou o secretário, ressaltando que os empreendimentos vão acelerar o desenvolvimento do Estado.

O presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), Sérgio Zimmermann, explicou que o café da manhã Bom Dia Engenharia, ocorrido no Fórum de Infraestrutura das Atividades de Engenharia, serve para melhorar as relações entre a categoria e os gestores. Já participaram do encontro o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, entre outros.

“Nossa luta é para o diálogo. Com isso, queremos simplificar a cadeia produtiva”, comentou. Conforme ele, muitos processos demoram, ou se perdem, em razão da burocracia. A palestra reuniu empresários, engenheiros e representantes de entidades relacionadas à área.

Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895