Safra de citros é oficialmente aberta em Montenegro

Safra de citros é oficialmente aberta em Montenegro

Município do Vale do Caí é o principal produtor de bergamotas do Estado, com 3 mil hectares de pomares

Evento ocorreu na localidade de Campo do Meio e contou com a presença de autoridades estaduais e locais

publicidade

Os citricultores de Montenegro projetam uma colheita de 54 mil toneladas de bergamotas, 5,5 mil toneladas de laranjas e 400 toneladas de limões nesta safra, que foi aberta oficialmente na segunda-feira, na localidade de Campo do Meio. O município do Vale do Caí é o principal polo da citricultura no Estado, concentrando indústrias e produtores que cultivam 3,3 mil hectares de pomares, sendo cerca de 3 mil de bergamotas, segundo a Emater/RS-Ascar. No Rio Grande do Sul, são aproximadamente 8 mil citricultores.

A  23ª edição da Abertura Estadual da Safra de Citros de Montenegro, na região do Vale do Caí, integrou a programação da 16ª Festa da Bergamota Montenegrina, que teve uma série de atrações no final de semana. Conforme a Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2022, o Estado tem a maior área de bergamota do país, com mais de 13,2 mil hectares, o que representa quase um quarto da área colhida no Brasil. A fruta está presente em 408 municípios do território gaúcho. Já em laranjas, a área colhida chega a 21,23 mil hectares, com exportação de suco para 22 países, gerando US$ 9,80 milhões. 

“O cultivo do citros tem papel importante no desenvolvimento do Estado e na formação do PIB gaúcho. E sabendo da relevância da cadeia produtiva, a Secretaria da Agricultura tem intensificado suas ações para impedir a entrada da doença Greening no Rio Grande do Sul”, destacou o assessor Rafael Cruz, representando a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). A presidente da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saalfeld, destacou o empenho do serviço de extensão rural e social em momentos difíceis, como nas recentes estiagens e nas cheias que assolaram a região no último mês. “Nosso diferencial é justamente essa capacidade de resiliência, de dar a volta por cima”, disse. 

A abertura da colheita em Montenegro contou ainda com presenças do secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini; do prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta; do chefe da Divisão Agropecuária da Seapi, Paulo Lipp; e do presidente da Câmara de Citricultura do Vale do Caí, Ivan Streit; além de secretários, representantes de entidades, técnicos e outros. O evento foi promovido por governo do Estado e prefeitura de Montenegro, com apoio da Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, Grupos Organizados do Lar, Associação de Fruticultores de Montenegro, Associação de Produtores Rurais de Campo do Meio e Região, Biocitrus e Ecocitrus.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895