Secretaria da Agricultura emite alerta sanitário para raiva herbívora no RS

Secretaria da Agricultura emite alerta sanitário para raiva herbívora no RS

Captura dos animais deve ser realizada somente pelos Núcleos de Controle da Raiva do Estado

Correio do Povo

Seapdr/Divulgação

publicidade

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) emitiu, nessa terça-feira, um alerta sanitário para raiva dos herbívorosNeste primeiro semestre no ano, já se registrou 39 focos da doença em 20 municípios gaúchos (o total de 2021 foram 48 focos em 21 localidades).

A raiva herbívora é transmitida pelo morcego hematófago Desmodus rotundus. Alguns esconderijos habituais animais são troncos ocos de árvores, cavernas, fendas de rochas, furnas, túneis e casas abandonadas, entre outros.

Para evitar a dispersão da doença, o coordenador do Programa de Controle de Raiva Herbívora da Seapdr, Wilson Hoffmeister, orienta que os produtores comuniquem imediatamente a localização de refúgios de morcegos vampiros à Inspetoria ou ao Escritório de Defesa Agropecuária do seu município. A captura dos é realizada somente pelos Núcleos de Controle da Raiva do Estado, devidamente capacitados, vacinados contra a raiva.

O aumento no número de casos, segundo a secretaria, tem relação com as condições climáticas desfavoráveis para as colônias dos morcegos hematófagos, como extremos de temperatura no início do ano, com registro de queimadas no Nordeste da Argentina e na fronteira oeste gaúcha, além do excesso de chuvas. 

Os municípios atingidos de janeiro ao início de junho deste ano são:  Barra do Ribeiro, Bossoroca, Caçapava do Sul, Caiçara, Candiota, Cerro Grande do Sul, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Itacurubi, Muçum, Novo Hamburgo, Santa Margarida do Sul, Santiago, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Gabriel, São Lourenço do Sul, São Sepé e Unistalda. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895