Seminário do Duas Safras encerra ciclo em Vacaria

Seminário do Duas Safras encerra ciclo em Vacaria

Evento ocorre nesta terça-feira, a partir das 8h

Camila Pessôa

Evento deve contar com cerca de 300 participantes

publicidade

O nono e último seminário do Duas Safras de 2022 ocorre nesta terça-feira em Vacaria, às 8h, no Salão Paroquial Nossa Senhora de Fátima. Os oito seminários apresentados este ano tiveram participação de 2,7 mil pessoas, assim, com o comparecimento esperado de 300 a 500 produtores, o ano deve fechar com cerca de 3 mil produtores alcançados, de acordo com o superintendente do Senar, Eduardo Condorelli. Segundo ele, este último seminário vai encerrar o ciclo tratando especialmente da produção pecuária, com integração de sistemas produtivos.

De acordo com o superintendente, o objetivo principal dos seminários é conscientizar os produtores de que os produtos com a demanda mais aquecida para os próximos anos, no Brasil e no mundo, podem ser produzidos no Rio Grande do Sul. “Uma vez que nós tenhamos essa consciência e passemos a intensificar o nosso processo, nós teremos a oportunidade de alavancar de sobremaneira a economia, e bem mais do que isso, a sociedade gaúcha, a um novo patamar social”, enfatiza. Além disso, ele menciona que o programa procura evitar riscos de que essas oportunidades sejam aproveitadas por outros estados, para os quais os investimentos que hoje estão no Rio Grande do Sul podem migrar. 

E a percepção dos organizadores é de que houve grande receptividade dos produtores. Como resultado, Condorelli também aponta para uma expressiva ampliação das culturas de inverno, intensificação da pecuária de corte e ampliação do cultivo de milho em rotação com o arroz. “Então nós temos uma série de indicadores que mostram que a sociedade gaúcha, particularmente aquela responsável pela produção dentro das propriedades rurais, está sensibilizada ou está se sensibilizando rapidamente para as oportunidades que se apresentam”, afirma, admitindo que não é possível calcular que parte desses resultados é efeito do Duas Safras. 

Após a conclusão do ciclo de seminários, o Senar vai fazer uma análise de todo o processo. “Nós identificamos que os seminários serviram para este movimento, mas que nós precisamos inovar para o segundo momento, o que significa nós termos outros tipos de atividades sendo propostas a partir do ano que vem”, adianta. Mesmo assim, ele não descarta a possibilidade de haver mais seminários no próximo ano, mas numa quantidade menor. Para 2023, a participação do Senar no Duas Safras pode incluir dias de campo e uma rodada de treinamentos de técnicos que atuam no campo.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895