Senar-RS promove ciclo de palestras sobre o Programa Duas Safras

Senar-RS promove ciclo de palestras sobre o Programa Duas Safras

O programa visa mudar a cultura do agro para intensificação sustentável da produção agrícola gaúcha por meio de safras de inverno que produzam forrageiras e grãos para alimentação humana e animal.

Maria Amélia Vargas

publicidade

Com metas ousadas, o Programa Duas Safras exige comprometimento dos produtores rurais. Sendo assim, ao longo do ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) percorrerá o Estado promovendo fóruns sobre o planejamento do próximo plantio. 

 

“Temos características específicas em cada região do Rio Grande do Sul. Por isso, buscamos customizar as palestras de acordo com as necessidades locais. A nossa parceria com a Embrapa nos permite ter técnicos e pesquisadores especializados sobre assuntos pontuais. Em Santo Ângelo, por exemplo, focaremos em como se atingir melhores resultados nas safras de inverno de trigo, cevada e aveia”, explica o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.

 

Os whorkshops serão divididos em duas partes. Pela manhã, a partir das 9h, técnicos irão falar sobre aspectos econômicos e mercadológicos locais. Depois do intervalo, às 13h30, a abordagem terá foco na parte prática, como temas  intensificação produtiva, otimização de áreas e demanda internacional por alimentos, fibras e energia, ampliação da produção de cereais de inverno, produção de milho e produção de forragens de inverno destinados à pecuária. 

 

Segundo o cronograma previsto, os próximos seminários estão programados para ocorrerem em Porto Alegre (28/06), Pelotas (12/07) e Cruz Alta (29/07). Até dezembro, o calendário ainda inclui Alegrete, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Lavras do Sul, Santa Maria e Vacaria.

 

Fruto de articulação entre a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Associação de Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Senar-RS, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz, Acergs, Sips e Aprosoja, o Programa Duas Safras visa mudar a cultura do agro para intensificação sustentável da produção agrícola gaúcha por meio de safras de inverno que produzam forrageiras e grãos para alimentação humana e animal. 

 

O primeiro deles será realizado na terça-feira (31), no Clube Gaúcho (Rua Bento Gonçalves, 915), em Santo Ângelo. As inscrições para o  “Seminário Duas Safras - Mais Produção o Ano Inteiro” são gratuitas pelo site http://www.senar-rs.com.br/inscricao/. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895