Setor leiteiro pede ajuda ao governo estadual

Setor leiteiro pede ajuda ao governo estadual

Clamor por medidas protetivas adotadas em outros estados marca o lançamento da Fenasul Expoleite, que se realiza de 15 a 19 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio

Itamar Pelizzaro

publicidade

O lançamento da 8ª Fenasul/45ª Expoleite, que ocorrerá de 15 a 19 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foi palco para novos apelos em defesa do setor leiteiro. Reunidos na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre, os produtores pediram que o governo do Estado adote medidas protetivas à produção de leite do Rio Grande do Sul, como ocorreu em outras unidades da federação.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando) e da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Marcos Tang, as ações já foram anunciadas em Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e Paraná, onde o segmento igualmente amarga prejuízos decorrentes da alta nas importações de lácteos do Mercosul.

“Nós também temos que fazer algo”, disse Tang.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, lembrou que o número de produtores de leite no RS despencou 60,78% em quase uma década, recuando de 84 mil, em 2015, para 33 mil, em 2023, conforme a Emater/RS-Ascar.

“Cerca de 80% dos produtores gaúchos pertencem à agricultura familiar”, lembrou Silva.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Gedeão Pereira, citou que o setor arrozeiro gaúcho resolveu problemas apostando nas exportações e indicou o exemplo ao setor produtivo leiteiro. Pereira também informou que a crise do setor é alvo de análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“A CNA contratou uma consultoria para descobrir qual o nível de dumping executado pela Argentina”, revelou Pereira.

O resultado deve basear novos pleitos ao governo federal. “Enquanto isso não acontece, temos que criar alguma coisa em nível de Estado para proteger o nosso produtor”, reforçou o dirigente.

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, presente no lançamento da Fenasul Expoleite, afirmou que o Estado respeita e valoriza a produção agropecuária. E se comprometeu em levar os pedidos ao governador Eduardo Leite e para a Secretaria da Fazenda.

“É um bom momento para discutirmos questões tributárias. O Estado precisa continuar tendo equilíbrio financeiro”, afirmou o vice-governador.

A Fenasul Expoleite 2024 contará com julgamentos e concursos das raças de gado de leite, Multifeira da Prefeitura de Esteio, provas de equinos, como uma das classificatórias ao Freio de Ouro e o rodeio da Fenasul, exposição de animais e seminários. Entre os destaques também está a exposição das agroindústrias familiares, a qual, para Carlos Joel da Silva, “está caindo no gosto popular”. Marcos Tang citou a participação da Associação Gaúcha de Professores do Ensino Técnico Agrícola (Agptea) e confirmou a realização de um projeto pedagógico organizado pela entidade na mostra, voltado a estudantes e chamado de "Fazendinha".

SERVIÇO:

  • O que: 8ª Fenasul/45ª Expoleite 2024 - exposição de raças leiteiras, búfalos, caprinos, cavalos, pequenos animais, multifeira e agroindústria familiar. A feira terá a Classificatória Regional Gaúcha Sul, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulo (ABCCC). A Associação Gaúcha de Professores do Ensino Técnico Agrícola (Agptea) desenvolverá atividades técnicas científicas e terá um projeto pedagógico para estudantes, chamado de “Fazendinha”.
  • Quando: de 15 e 19 de maio
  • Onde: Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
  • Organizadores: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando), Federação da Agricultura do RS (Farsul), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag-RS) e prefeitura de Esteio.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895