Terminal embarca sua primeira carga de arroz

Terminal embarca sua primeira carga de arroz

Navio está sendo carregado e deve zarpar para a Costa Rica nesta quinta-feira levando 27 mil toneladas do grão produzido no Estado

Nereida Vergara

Federação dos arrozeiros acredita que estrutura exclusiva facilita exportação

publicidade

A primeira carga embarcada no Terminal Logístico do Arroz (TLA) deve zarpar do Porto de Rio Grande até esta quinta-feira. O navio MV Vola, atracado desde  2 de abril, transportará 27 mil toneladas de arroz gaúcho para a Costa Rica. O  carregamento começou no sábado (3) e foi retomado ontem, depois de uma interrupção no domingo. De acordo com o presidente do TLA, Fernando Fuscaldo Junior, a expectativa era de que o embarque fosse concluído nesta terça-feira, mas houve necessidade de ajuste dos novos equipamentos, o que atrasou a operação em dois dias.

Fuscaldo adianta que  há uma nova exportação programada para o final de abril. O empresário, sócio da Tranships Brasil, que administra o TLA, acredita que, a partir de maio, o terminal deve fazer pelo menos duas exportações por mês.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul, Alexandre Velho,  afirma que o momento deve ser comemorado porque consolida uma demanda de muitos anos da orizicultura. Velho lembra que, antes da modernização do terminal, o arroz precisava disputar espaço no porto com a soja, o que dificultava a comercialização internacional. “O TLA tem uma posição logística privilegiada no porto, é moderno e vai facilitar muito as nossas operações de exportação”, afirma  o dirigente. Em 2020, o Brasil exportou 1,77 milhão de toneladas de arroz.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895