UPF auxilia produtor no cumprimento das legislações que englobam atividade agrícola

UPF auxilia produtor no cumprimento das legislações que englobam atividade agrícola

Alunos de Agronomia vão a campo aplicar questionários do programa AgroPlus, desenvolvido pela Abiove

Correio do Povo

publicidade

Estudantes do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) percorrem uma série de propriedades rurais no Rio Grande do Sul para colher subsídios ao programa AgroPlus. A iniciativa, desenvolvida pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), tem como objetivo orientar produtores a se adequarem às normas trabalhistas. A ação engloba a realização de visitas e aplicação de questionários, que englobam as necessidades de adequação às normas das áreas ambiental, técnica, financeira, trabalhista e de gestão. Os primeiros diagnósticos tiveram início há cerca de oito meses em propriedades da região Norte e a estimativa é visitar cerca de 70 locais em todo o Estado, além de Santa Catarina, até o final do ano. 

O programa tem por objetivo auxiliar o produtor rural no cumprimento das legislações que regulamentam o meio ambiente, resíduos, construções rurais, saúde, segurança no trabalho rural, dentre outras. As linhas de ação abrangem a qualidade de vida no trabalho, construções rurais, melhores práticas agrícolas, viabilidade financeira e econômica, qualidade do produto e responsabilidade social. 

Por meio de um “check list” completo com 230 indicadores, o programa vai até as propriedades para diagnosticar a realidade de cada uma delas no intuito de melhorar a gestão como um todo, seja na parte ambiental, social e econômica. Do respeito ao meio ambiente, passando pelo cumprimento da legislação vigente, sustentabilidade social e controle financeiro, os resultados são inseridos em um relatório que apontará soluções, caminhos e orientações para melhorar a qualidade de vida nas propriedades e aumentar as oportunidades econômicas. 

A reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, destaca o caráter social do projeto. “Estamos unindo esforços para que o Agroplus atenda um maior número de propriedades gaúchas e catarinenses, aproximando a universidade da sua comunidade, além de proporcionar conhecimento e experiência aos nossos estudantes”, ressaltou. 

Segundo o gerente de Sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, hoje o programa atinge 11 estados, atendendo 10 mil fazendas com 70 supervisores de campo. “Promovemos toda a entrega e capacitação dos produtores e funcionários em relação a parte de construções rurais, boas práticas agrícolas, responsabilidade social, política de boa vizinhança com as comunidades tradicionais, saúde e segurança, exames médicos e procedimentos de primeiros socorros”, informou. Com a iniciativa, o principal objetivo do programa é promover a melhoria da imagem do agronegócio brasileiro, promovendo a qualidade ambiental e social das fazendas. “Além de termos uma fazenda super organizada, blindada contra multas e autuações, as propriedades participantes possuem um crédito diferenciado junto ao Banco do Brasil, disponibilizando meio porcento de isenção de taxa de risco”, complementou. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895