Vacinação contra aftosa é inferior a 2009

Vacinação contra aftosa é inferior a 2009

Primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa imunizou 95,66% do rebanho, contra 97% da campanha passada

Marcela Caetano

publicidade

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa imunizou 95,66% do rebanho. O índice é inferior aos 97% da campanha de maio de 2009. Neste ano, foram vacinados 13.748.612 bovinos e bubalinos.

De acordo com o diretor do DPA da Seappa, Dagoberto Bueno, a diferença pode ser atribuída à prorrogação do período na etapa do ano passado, realizada devido à seca. Mas, segundo ele, as fases não podem ser comparadas porque ocorreram em situações distintas.

Apesar da redução, o secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, considerou o percentual elevado e se disse satisfeito. “Conseguimos superar mais uma vez o índice e nosso rebanho está protegido.” A OIE estabelece mínimo de 85% de imunização para manutenção do “status” de livre de aftosa com vacinação, mas, por segurança, o Estado trabalha com meta de 90%, esclarece o chefe do Serviço de Doenças Vesiculares da Seappa, Fernanado Groff.

Segundo ele, em julho, será concluída a imunização de fiscalização, que se iniciou em junho. Os produtores que não vacinaram os animais serão multados em 2% do valor do rebanho. Em 2009, as multas somaram R$ 1 milhão.

“A maioria que não entregou o comprovante é porque não vacinou”, salienta. A etapa custou R$ 25 milhões ao Estado e aos produtores. Para a próxima, a expectativa é que sejam imunizados 4 milhões de animais até 24 meses. Ainda foi divulgado o relatório de eficiência vacinal de 2009, que comprova proteção de 98% do rebanho gaúcho.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895