Venda de máquinas registra alta em março

Venda de máquinas registra alta em março

É o segundo mês de crescimento consecutivo após série de quedas iniciada em setembro de 2021

Maria Amélia Vargas

publicidade

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) registrou crescimento de 14,3% na receita líquida de vendas de março em relação a fevereiro. Foi o segundo mês de crescimento consecutivo após uma série de quedas iniciada em setembro de 2021. 

Apesar disso, a receita do segmento mostrou retração de 5,3% no acumulado dos três primeiros meses do ano frente ao mesmo período de 2021. O resultado foi puxado pela redução de 7,8% nas vendas internas na mesma base de comparação.

Segundo a entidade, os números indicam que a desaceleração da atividade industrial, verificada principalmente nos setores ligados ao consumo das famílias, continua impactando negativamente os investimentos produtivos. “Metade dos equipamentos usados pelos produtores atualmente têm mais de 15 anos e precisam ser trocados", alerta o presidente da Abimaq, João Marchesan.

Contudo, as exportações cresceram 15,4% em março ante fevereiro e 45,3% sobre o patamar de março de 2021. No trimestre, o salto foi de 36,6%, e a alta mais expressiva ocorreu nos negócios com países da América Latina (39,7%).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895