Ações artísticas chamam atenção à necessidade de doação de sangue no Hemocentro do RS

Ações artísticas chamam atenção à necessidade de doação de sangue no Hemocentro do RS

Apresentação de dança integra série de atividades realizadas para atrair doadores e melhorar estoques de sangue do Estado

Kyane Sutelo

A bailarina Julia Franco, do Espaço Multicultural, se apresentou para os doadores de sangue no Hemorgs.

publicidade

O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) realiza ações durante toda a semana para chamar a atenção dos gaúchos à necessidade de doação de sangue. Nesta quarta-feira, no Dia Mundial do Doador de Sangue, quem aguardava a triagem para o gesto solidário aproveitou a apresentação da bailarina Julia Franco, do Espaço Multicultural. 

A atração integra os esforços para melhorar o estoque do local. “Infelizmente nós estamos com os 2 estoques dos tipos sanguíneos que mais precisamos zerados. O+, de manhã, tínhamos 5 e, de tarde, está zerado. O- só temos uma bolsa pediátrica”, relatou a assistente social do Hemorgs, Roberta Abbad. Ela se emociona ao lembrar que já ocorreram casos de grávidas precisarem e não ter bolsas de sangue para atender.

O Hemorgs atende 42 hospitais de aproximadamente 100 municípios, incluindo a Capital, cidades da Região Metropolitana e Litoral Norte. Cada bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas e tudo isso garantido em poucos minutos de doação. “A média é de 4 a 6 minutos. É muito rápido. Todo o processo, que envolve o cadastro administrativo, os sinais vitais, a triagem, a entrevista, a doação e o lanche, em torno de uma hora”, detalhou.

O administrador Lucas Duarte Vidal ouviu o chamado à solidariedade e fez sua doação. Ele contou que já doa, pelo menos, uma vez ao ano, mesmo que não tenha nenhum conhecido precisando e descreveu como se sente. “A sensação é de dever cumprido, ajudar quem está precisando. A gente está sempre com saúde, não tem problema, se as pessoas tem é o mínimo que a gente pode fazer por um ser humano”, afirmou ele.

O Hemocentro disponibiliza vans, por meio de agendamento para transporte de grupos que queiram doar sangue. Utilizando o serviço, 14 estudantes, professores e funcionários da Universidade La Salle contribuíram com o estoque do local. Interessados devem enviar WhatsApp para o número (51) 98405-4260. “A gente pede que toque no coração de cada pessoa que está em casa. Se está em boas condições de saúde, venha nos ajudar”, pediu Roberta.

Requisitos para doação de sangue

  • estar em boas condições de saúde; 
  • apresentar documento oficial de identidade com foto; 
  • ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • pesar no mínimo 50 kg, com desconto do peso das roupas; 
  • ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
  • não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; 
  • não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895