Administração de São Borja realiza ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue
As notificações avançaram nas últimas 72 horas e preocupam autoridadess sanitárias

publicidade
Registrado o aumento no número de casos de dengue em São Borja, registrando 30 infectados com confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública do RS – Lacen, além de outros oito positivados por teste rápido e sujeito a confirmação do Lacen – há ainda 328 notificações, sendo 200 descartadas e 100 aguardando resultado de exame.
O cenário levou a administração municipal, em parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), buscar promover práticas alternativas para complementar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no controle e eliminação do mosquito Aedes aegypti.
Além das atividades cotidianas da Vigilância em Saúde, como a visitação residencial por meio dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), a SMS realizou a pulverização utilizando-se de um veículo equipado pelo CEVS.
A ação foi realizada em diversas regiões do município, incluindo bairros e setores públicos de alta circulação, com o objetivo de eliminar os insetos infectados e reprodutores.
A secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, também convocou uma reunião com representantes da equipe da Vigilância em Saúde para traçar estratégias de prevenção contra todas as doenças transmitidas pelo mosquito, como a Chikungunya, Zika Vírus e, principalmente, orientação aos casos suspeitos ou positivos de dengue.
“Sabemos que precisamos trabalhar com força total para impedir que a situação saia do controle. Enquanto administração municipal agradecemos o apoio do Governo do Estado nas ações da campanha contra a dengue e insistimos na participação da comunidade no controle da doença. Permitir a entrada dos ACEs e remover focos de reprodução nos domicílios são pequenas e rápidas ações que contribuem com o futuro de toda a população.” pontuou Sabrina.