Após 80 dias do temporal, a Clínica da Família Diretor Pestana continua fechada

Após 80 dias do temporal, a Clínica da Família Diretor Pestana continua fechada

O atendimento está sendo realizado no salão da Paróquia São Miguel Arcanjo

Correio do Povo

Temporal que derrubou o poste ocorreu em 16 de janeiro de 2024

publicidade

A Clínica da Família Diretor Pestana, no Humaitá, em Porto Alegre, continua fechada. Já se passaram mais de dois meses do temporal que causou destelhamento, estragos e inundação e a previsão de a reabertura é para o segundo semestre deste ano. Enquanto isso, 14.483 usuários cadastrados da Clínica estão sendo atendidos no salão da Paróquia São Miguel Arcanjo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Quem realiza a operacionalização da Clínica da Família Diretor Pestana é a Santa Casa de Porto Alegre, que possui um termo de colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, a Santa Casa faz a operacionalização de 29 unidades de saúde, uma farmácia distrital e um consultório na rua.

De acordo com a Santa Casa, os recursos para pequenas reformas e manutenções das unidades não são suficientes para que sejam executadas todas as atuais reconstruções necessárias na unidade Diretor Pestana.
Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde obteve, via emenda parlamentar, recursos para que as reformas possam ser feitas pela Santa Casa, com execução prevista para o mês de maio.

A Diretora de Atenção Primária a Saúde, Vânia Frantz disse que todos os serviços e a vacinação contra gripe estão sendo disponibilizados, exceto a coleta de preventivo do câncer e odontologia, que estão sendo agendados para a Unidade de Saúde Navegantes. Ela destaca que diariamente são realizados uma média de 80 atendimentos, sendo 50 consultas médicas.

No entanto, as experiências dos usuários no atendimento no salão da paróquia não é considerada positiva. Daiane Cristina relatou sua frustração com a qualidade do atendimento no salão da paróquia. Ela observou falta de médicos e mencionou a dificuldade em obter antibióticos prescritos pelos profissionais locais. “Aqui está muito fraco. Não tem médico, não tem remédio. Antes eu pegava lá no Diretor Pestana. Sempre tinha os remédios, antibiótico nunca tem”, disse.

Tatiana Lopes, outra moradora do bairro, revelou que ela e os dois filhos já se consultaram no salão da paróquia. “O bom é lá é porque lá tem as salas, tudo organizado, tudo direitinho. Tem sala de espera e tal, aqui tá uma coisa improvisada”, observou e complementou que apesar das limitações, o atendimento no salão da paróquia ainda é necessário para sua família.

Sobre os medicamentos e o corpo médico, a Santa Casa informou que não há desabastecimento de medicamentos ou diminuição de quadro profissional, seja de médicos ou enfermagem.

“Todos os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuavam regularmente da unidade de saúde Diretor Pestana seguem em atendimento nas unidades de saúde das cercanias, como também, provisoriamente, na Paróquia São Miguel Arcanjo.”

A instituição ainda ressaltou que “ os medicamentos controlados, como antibióticos, devem ser retirados na Farmácia Distrital Navegantes, que fica próxima ao local e atende até as 22h.”


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895