Assembleia Legislativa instala Frente Parlamentar da Odontologia

Assembleia Legislativa instala Frente Parlamentar da Odontologia

Criação da frente foi proposta pelo deputado Thiago Duarte e contou com o apoio do Conselho Regional de Odontologia

Correio do Povo

publicidade

Foi instalada nesta sexta-feira a Frente Parlamentar da Odontologia na Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Dr. Thiago Duarte. O evento, que teve participação de deputados, agentes públicos, representantes de entidades da saúde e profissionais de odontologia, ocorreu no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto.
Na abertura, Dr. Thiago disse que o colegiado se propõe a promover avanços significativos na odontologia gaúcha e o aumento efetivo da saúde bucal a partir do fortalecimento de políticas públicas. “É a ampliação da atenção primária, gestão de saúde, atendimento de urgência e emergência da odontologia, até chegar na questão, que precisamos avançar, a odontologia hospitalar”, completou.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RS), Nelson Freitas Eguia, destacou que a proposta da frente atende às carências da área no RS. Referiu condições impróprias de postos de saúde odontológicos em muitas localidades do estado. “Precisamos de ambientes adequados e dignos para o dentista que está ali trabalhando e para o paciente. A odontologia tem muito a entregar para a população”, afirmou.
Elisa Gianlupi, presidente Comissão Parlamentar do CRO, fez um relato da evolução da odontologia desde 1820, quando o primeiro dentista chegou ao Brasil, em contrapartida a diminuição da qualidade da oferta da saúde pública bucal. “Apesar de termos 400 mil dentistas no país, este ainda é um país de desdentados”, salientou.

Ela destacou ainda que, além das doenças odontológicas e da baixa autoestima que isso provoca, muitas doenças crônicas podem ser detectadas na boca. Ela afirmou que além de apoiar a frente, a entidade vai promover ações de prevenção e conscientização sobre o trabalho odontológico e a saúde sistêmica; audiências públicas sobre o tema; acompanhar a destinação de verbas públicas; defender os interesses da odontologia e dos cirurgiões dentistas; e promover integração harmoniosa entre a ALRS e as ações do setor.

Odontologia hospitalar

Sobre a odontologia hospitalar, Jacqueline Webster, presidente da comissão que trata do tema no CRO, salientou que a atuação do profissional acontece no momento mais frágil da vida do paciente, quando a saúde em geral inspira cuidados. Lembrou que muitos tratamentos enfraquecem a saúde da boca e que, no caso dos pacientes oncológicos, a medicação provoca a chamada mucosite. O acompanhamento do dentista vai permitir, segundo ela, entre outros fatores, o acesso melhor à alimentação. “Isso se traduz em melhor assistência para o ser humano”, finalizou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895