Atualização de software provoca instabilidade em sistema de atendimento da Santa Casa

Atualização de software provoca instabilidade em sistema de atendimento da Santa Casa

Hospital descarta risco assistencial

Marcel Horowitz / Rádio Guaíba

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A direção da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre confirmou à Rádio Guaíba, neste sábado, que uma atualização de software de gestão usado nas plataformas da instituição provocou instabilidade no sistema de atendimento a pacientes, durante a semana. A manifestação ocorre após relatos de que pacientes da emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como usuários de convênios, foram prejudicados por um suposto apagão de dados na casa de saúde.

De acordo com a apuração da reportagem, o problema na tecnologia teria afetado a prescrição de medicamentos. 

Segundo o diretor técnico da Santa Casa, Ricardo Kroef, a entidade passa por uma instalação do sistema Tasy, software desenvolvido pela Philips para a gestão hospitalar, nas unidades. As dificuldades na plataforma decorrem, segundo ele, da mudança de tecnologia.

“Houve uma instabilidade na quarta-feira. Para não haver nenhum risco assistencial, unidades que apresentaram problemas voltaram ao sistema Delphi [software utilizado anteriormente pela instituição]. Então não há risco assistencial nenhum. Se houver instabilidade na troca [de softwares], volta o sistema antigo em unidades que possam apresentar atraso nas prescrições”, declarou o médico.

Leia a integra do comunicado da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre:

"A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre informa que devido uma atualização do sistema Tasy da Philips utilizado na instituição houve uma instabilidade momentânea em algumas áreas de atendimento. As primeiras correções já foram realizadas e a situação está sendo monitorada pelos profissionais da instituição, garantindo a continuidade do processo assistencial".


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