Banco de Sangue de Uruguaiana apela por doadores

Banco de Sangue de Uruguaiana apela por doadores

No período de férias, as doações de sangue caem substancialmente

Fred Marcovici

publicidade

No período de férias, as doações de sangue caem substancialmente, porém a demanda se mantém a mesma. O Banco de Sangue de Uruguaiana (BSU) registrou, nos últimos 30 dias, 250 doações de sangue e, em contrapartida, realizou 329 transfusões. De acordo com a enfermeira Marilaine Naziazeno, coordenadora do serviço, “em janeiro e fevereiro é natural o número de doadores sofrer uma redução, por outro lado tivemos um acréscimo significativo de transfusões”. No momento, o BSU necessita de todos os tipos de sangue.

Os pedidos por doadores são comuns neste período do ano em bancos de sangue de todo o estado e o período de carnaval também costuma influenciar para a queda no número de coletas. Ao mesmo tempo, existe um aumento na demanda por hemocomponentes. Ainda segundo a Marilaine, no caso de Uruguaiana o carnaval não teve grande influência nos números locais. A festa oficial no município só acontece entre os dias 9 e 11 de março. “A baixa procura é usual, tendo em vista tratar-se de período de férias”, destaca.

Os requisitos básicos para ser um doador são: pesar mais de 50kg, não estar em jejum, somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores, estar descansado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas três horas, ser e estar saudável e ser sincero quanto ao histórico de saúde durante a triagem.

Além disso, é necessário ter entre 18 e 69 anos caso seja doador recorrente, no entanto, a primeira doação só poderá ser realizada até os 60 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar com autorização e acompanhamento de um responsável. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres até três vezes. Ambos precisam respeitar o intervalo de 60 dias e 90 dias entre doações, respectivamente.

Pessoas que se vacinaram recentemente precisam esperar o período delimitado que varia de acordo com cada imunizante para efetuar a coleta, assim como pessoas com quadro gripal que devem aguardar estarem curadas. No caso das vacinas contra a Covid-19, o período de espera é de dois dias para a Coronavac e sete dias para os demais imunizantes. O Banco de Sangue funciona junto à Santa Casa de Caridade de Uruguaiana e o horário de coleta é das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895