Canoas começa a utilizar o sistema Gerint a partir de junho nos hospitais

Canoas começa a utilizar o sistema Gerint a partir de junho nos hospitais

Sistema permite controlar as solicitações em tempo real, identificando os casos mais graves e pontos de maior lotação

Fernanda Bassôa

publicidade

A partir de junho, Canoas vai aderir ao Gerint, sistema de gerenciamento das internações hospitalares do Estado. O anúncio foi feito pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, após reunião com o secretário municipal de Saúde, Felipe Martini, na sede da Prefeitura. Desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e utilizado em 228 instituições de saúde do Estado, o Gerint (sistema de gerenciamento de internações em leitos clínicos e hospitalares) permite controlar as solicitações em tempo real, identificando os casos mais graves e pontos de maior lotação. O objetivo é tornar o atendimento mais ágil e mais eficiente. 

“O cidadão ganha com uma regulação compartilhada”, ressaltou a secretária Arita Bergmann. “Fortalecer o complexo regulador de Canoas é muito importante. A regulação tem um critério técnico de avaliação e, principalmente, a classificação de risco. Principalmente agora que vamos enfrentar o inverno, regular internações de um modo geral e, em especial, de crianças é uma garantia de que toda demanda que chegar será encaminhada e, se não for para os hospitais de Canoas, poderemos encontrar vagas na rede hospitalar do Estado”. 

Pelo cronograma anunciado, até a próxima terça-feira (30) as filas internações passarão da regulação municipal para o sistema da Secretaria da Saúde, com a regulação estadual iniciando no dia 5 de junho. O município também está ampliando os serviços regulados pelo Gercon, sistema de gerenciamento de consultas do Estado. Desde 2022, o atendimento em oncologia e a gestantes de alto risco já é regulado pelo Gercon. Em junho, começará a regulação dos pacientes de processos transexualizadores. Já em 1º de julho serão os serviços de reabilitação física, auditiva e intelectual. 

Na avaliação do secretário de saúde de Canoas, Felipe Martini, o encontro foi produtivo para construir estratégias que auxiliarão Canoas. As secretarias de Saúde e de Gestão Hospitalar estão mapeando as principais dificuldades, a fim de recompor adequadamente as equipes que cuidam dos canoenses e qualificar os atendimentos. “Junto com a Secretaria de Gestão Hospitalar e todas as respectivas diretorias, estamos empenhados em superar os desafios. Gradativamente, vamos avançar e quebrar ciclos de longas esperas em filas, cirurgias e outros serviços de saúde. Planejamos a ampliação da telemedicina e de cuidados com a atenção básica, o que dará à comunidade mais tranquilidade e rapidez nos atendimentos”, enfatizou Martini. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895