Com estoque em baixa, HPS lança campanha para incentivar doação de sangue

Com estoque em baixa, HPS lança campanha para incentivar doação de sangue

Hospital de Porto Alegre necessita de cerca de 15 doações por dia

Rodrigo Thiel

publicidade

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) lançou nesta sexta-feira a campanha especial "Doe sangue, Salve vidas", com o objetivo de aumentar as doações de sangue para a casa de saúde que é uma das referências na região em atendimento de urgência e emergência, traumatologia e cirurgia geral. O banco de sangue do HPS foi reaberto em março deste ano e precisa de cerca de 15 doações por dia para manter seguro o estoque para transfusões.

O secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, contou que o lançamento da ação marca também a celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro, e serve para atender a uma demana que tende a crescer nos próximos meses. "Quem tem veia, doe sangue. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Estamos chegando no final do ano, jm momento que ocorrem festas, deslocamentos e acabam ocorrendo acidentes. E o HPS é uma das principais portas de emergência no RS", destacou.

O artista gaúcho Hique Gomez foi convidado para ser um dos protagonistas no lançamento da campanha do HPS e contou sobre sua relação com a casa de saúde da Capital. "Para ser sincero, eu não sabia que essa época é a que os estoques estão menos abastecidos. Quando me convidaram, eu me dispus, pois sempre fui favorável a essa questão de ser um voluntário. Estou aqui para somar. Já utilizei o HPS quando meus familiares tiveram problemas e foram muito bem atendidos. É também um ato se gratidão", completou.

Conforme a enfermeira do banco de sangue do HPS, Nádia Calixto, os estoques estão muito baixos. "Agora inicia a época de férias e é momento em que mais precisamos de sangue. Temos uma capacidade de recebeber 20 doadores por dia, mas estamos com uma média de apenas seis doações por dia. Nosso objetivo com a campanha é incentivar o doador de repetição, aquele que vem de meses em meses ajudar", finalizou.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895