Com estoques abaixo do necessário, bancos de sangue da Região Sul do RS pedem doações

Com estoques abaixo do necessário, bancos de sangue da Região Sul do RS pedem doações

Na Santa Casa de Pelotas, estoque está 60% abaixo do ideal; situação é semelhante em outras unidades

Angélica Silveira

Ministério inicia campanha nacional para estimular doação de sangue

publicidade

Os bancos de sangue que atendem os hospitais da Região Sul do Estado estão com os estoques abaixo da média. A situação atinge ao menos três bancos de sangue, entre eles o Hemocentro de Pelotas (Hemopel). Responsável pela captação de sangue para hospitais de 23 cidades das regiões Sul e Campanha, a unidade conta atualmente com metade das doações necessárias. Conforme a assistente social do local, Márcia Lages, todos os tipos se sangue são necessários, mas, atualmente os que estão com estoques mais baixos são o O+, O- e A –.

“Por dia, são necessárias em torno de 50 doações, mas estamos recebendo a metade da quantidade necessária”, observa. O Hemopel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min, na Avenida Bento Gonçalves, 4569.

Já a Santa Casa de Pelotas possui banco de sangue próprio. Segundo a administração do local, o estoque está 60% abaixo do ideal. Em média, o local conta com 15 doadores todos os dias, enquanto que o ideal seria que este número chegasse a 40. Os tipos de sangue que no momento estão com estoques mais baixo são o A+, AB+, AB-, B+ e B-.

Além da Santa Casa, o banco de sangue atende aos hospitais Escola da Universidade Federal de Pelotas, Miguel Piltcher, Clinicamp, Unimed e Beneficência Portuguesa de Pelotas. O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada no próprio hospital pela Rua General Neto, 53. O atendimento é por ordem de chegada.

Em Rio Grande, a Santa Casa possui banco de sangue próprio, que também atende ao Hospital Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal de Rio Grande (FURG).  Segundo a gestão do local, os estoques estão estáveis, porém a maior necessidade sempre são as doações de de sangue de tipagem negativa, que são os mais utilizados.

Desde a pandemia de coronavírus, o processo de doação precisa ser agendado. O agendamento pode ser feito pelos seguintes telefones: (53) 30368832, (53) 30368833, (53) 991300354 ou (53)991300072.

O banco de sangue funciona das 8h às 11h30min ou das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ele está localizado no Hospital de Cardiologia e Oncologia, que fica na Avenida Presidente Vargas, 334.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895