Com estoques críticos, bancos de sangue precisam de doadores

Com estoques críticos, bancos de sangue precisam de doadores

Na Capital, houve queda drástica do número de doadores

Felipe Samuel

Estoques do banco de sangue do Clínicas apresentam redução desde dezembro

publicidade

As festas de fim de ano e o período de férias historicamente impactam os estoques de banco de sangue, que registram redução de candidatos a doações. Desde o início deste mês, os principais bancos de sangue da Capital já observam queda drástica do número de doadores, o que deixa a comunidade médica em alerta. Por conta desse cenário, médicos reforçam a importância de a população doar sangue e garantir a continuidade de cirurgias e serviços de emergências. 

No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), os estoques do banco de sangue começaram a apresentar redução no início de dezembro, apesar das campanhas de conscientização para estimular a doação. Gestora da Captação de Doadores de Sangue do HCPA, Patrícia Selteinreich explica que os grupos sanguíneos com maior demanda por doação são O+, O- e A-. “É uma época que as pessoas tendem a viajar muito, acabam por não comparecer tanto. Houve uma baixa significativa de candidatos. Precisamos fazer mobilizações junto a familiares para que aconteçam as doações”, observa.

Ela afirma que há uma preocupação muito grande para o final do ano, uma vez que se mantêm as cirurgias e os atendimentos em emergências. “As pessoas tendem a direcionar energia para suas viagens e férias e acabam não dado importância para o ato de doar sangue”, alerta. Patrícia destaca que as pessoas que desejam doar sangue devem agendar um horário para ir à unidade localizada na rua São Manoel, 543, segundo andar. Por conta da Covid-19, é obrigatório o uso de máscara de máscara. “Mas não tem aglomeração porque falta doador”, frisa.

Médica hematologista do bando de sangue do Hospital São Lucas da PUCRS, Lilian Arais ressalta que o período de fim de ano é sempre crítico para os bancos de sangue da Capital. “As doações nessa época acabam reduzindo. Nesse momento nossos estoques de O- e A- são os mais críticos. Durante a doação de sangue, também é possível coletar plaquetas dos doadores mesmo que eles não se enquadrem nesses tipos sanguíneos mais demandados. “Através da doação de sangue total a gente consegue diversos hemocomponentes que auxiliam pacientes”, afirma. Os doadores precisam estar saudáveis e ter mais de 50 quilos.

Preocupado com a situação, o Grupo HHemo, do banco de sangue do Hospital Moinhos de Vento, reforça os pedidos de doação para a população. Responsável técnica da unidade Grupo HHemo, a médica Caroline Pellicioli Brun alerta que, a partir da segunda quinzena de dezembro, o local começa a enfrentar uma queda no número de doadores. No entanto, as transfusões se mantêm e, muitas vezes, registram acréscimo devido aos acidentes ocorridos nesta época do ano. 

“Pacientes com diagnóstico de câncer e outras doenças também seguem precisando de sangue”, observa.  Atualmente, o espaço contabiliza apenas 80% do estoque ideal e, para garantir o atendimento de todos os pacientes, é fundamental a ajuda da comunidade. “Não temos como substituí-lo. A única forma de conseguirmos os hemocomponentes é através da doação das pessoas”, observa. 

Os estoques do Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) também estão com níveis reduzidos. Os grupos sanguíneos com maior demanda são O+, O-, B- e AB-. O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul informa que há necessidade de doação de sangue de todos os tipos. Em relação ao mesmo período do ano passado houve uma queda de 20%, o que causa preocupação. 

Para a próxima semana, que antecede festividades de Ano Novo e período de férias, há poucos agendamentos para doação de sangue. Os estoques estão baixos, principalmente para os tipos O+ e O-. 

HCPA
Atendimento exclusivamente por agendamento 
Agendamento on line 
https://harding.hcpa.edu.br/RealBlood/AgOnline/
Fone: 51- 3359-8504 ou 3359-850
Para dúvidas e agendamento de plaquetas:
Cel e WhatsApp 51 999377892
Cel e WhatsApp 51 997359867
Email: hemoterapiahcpa@hcpa.edu.br
Horário: Segunda à Sexta-feira das 8h às 17h e sábados 8h às 12 horas.

São Lucas da PUCRS
Informações sobre a doação podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3455 ou pelo WhatsApp (51) 98503-9958. O atendimento ocorre no 2º andar do HSL (Av. Ipiranga, 6690, bairro Jardim Botânico), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h, e aos sábados, das 7h30min às 12h30min. Neste sábado haverá atendimento. No dia 31 de dezembro o Banco de Sangue estará fechado.

Moinhos de Vento
Interessados em auxiliar devem agendar o procedimento através dos seguintes telefones: (51) 3314- 3072 e (51) 99235-6964. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30, no Hospital Moinhos de Vento, na rua Tiradentes, 333.

Requisitos para doação:
- Estar com boa saúde
- Ter entre 16 e 69 anos
- Peso mínimo de 50kg
- Estar alimentado, mas não ingerir alimentos gordurosos 3h antes da doação
- Não consumir bebidas alcoólicas 12h antes da doação
- Não fumar 2h antes da doação
- Apresentar documento oficial original ou digital com foto
- Mulheres podem doar a cada 90 dias (3x no período de 12 meses)
- Homens podem doar a cada 60 dias (4x no período de 12 meses)

Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) 
Localizado no segundo andar do Hospital Conceição, na avenida Francisco Trein, 596, Bairro Cristo Redentor, Porto Alegre. Está aberto para doações de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados (exceto feriados), das 7h30min às 12h (até 60 atendimentos aos sábados). Os resultados de exames estarão disponíveis 7 dias úteis após a doação, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 07h30min ás 17 h. Para retirada, é necessário apresentar documento original do doador ou procuração do mesmo acompanhada do documento original ou cópia do doador e do documento original do procurador (clique aqui na procuração). As coletas para o cadastro de Medula Óssea estão temporariamente inoperantes.

Hemocentro
Fone: (51) 3336-6755. Agendamento doação pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pela Internet.
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 - Porto Alegre - RS.
Horário de funcionamento:
- Para doação de sangue: segunda a sexta feira, das 8h às 16h.
- Para cadastro de doador de medula óssea: segunda a sexta feira, das 8h às 16h.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895