Começa vacinação contra a gripe para trabalhadores do transporte coletivo na cidade de Porto Alegre

Começa vacinação contra a gripe para trabalhadores do transporte coletivo na cidade de Porto Alegre

Na Capital, somente uma a cada seis pessoas dos grupos prioritários já se imunizou

Felipe Faleiro

Nelmo esteve cedo na Unidade de Saúde Nova Gleba, e não enfrentou filas

publicidade

Começou nesta quarta-feira, em Porto Alegre, a vacinação contra a gripe para trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, em todas as unidades de saúde. Para se imunizar, é preciso apresentar documento comprovando exercício formal da função de motorista ou cobrador neste sistema. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que o Ministério da Saúde não especifica o número de pessoas incluídas na imunização, mas reforça que a totalidade dos locais de vacinação têm doses disponíveis.

Estes trabalhadores estão incluídos nos grupos prioritários da vacina. A chuva da quarta-feira causou movimento moderado de profissionais no período da manhã, como na Unidade de Saúde Nova Gleba, no bairro Rubem Berta, na zona Norte da Capital, que fica próxima à garagem da empresa Sopal. Os trabalhadores foram informados pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) da possibilidade de imunização, porém muitos estavam no trabalho nas primeiras horas do dia. 

O cobrador Nelmo Luis da Silva trabalha há 27 anos na função. Ele esteve cedo na unidade de saúde, e não enfrentou filas para receber sua dose. “É uma experiência boa, e também podemos nos proteger. Peço para os colegas inclusive que venham também se vacinar e se proteger. Não é fácil estar o dia todo dentro do coletivo, respirando o mesmo ar de todo mundo, às vezes com tudo fechado. Por isso, sempre que existe a oportunidade, eu venho”, comentou Nelmo.

De acordo com o painel da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, do Ministério da Saúde, até hoje pela manhã, Porto Alegre havia aplicado pouco mais de 119 mil doses em todos os grupos, 16,6% da cobertura vacinal do público-alvo de 717 mil pessoas. A meta é imunizar 90% de cada grupo até o final da campanha, iniciado em 10 de abril e previsto para encerrar no próximo dia 31. Os demais grupos prioritários seguem recebendo doses na Capital.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895