Covid-19: cidades gaúchas iniciam aplicação da vacina bivalente para maiores de 18 anos

Covid-19: cidades gaúchas iniciam aplicação da vacina bivalente para maiores de 18 anos

Governo do RS ainda não tem prazo para ampliar a imunização em outras cidades

Correio do Povo

publicidade

Municípios gaúchos iniciaram nesta terça-feira a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas com 18 anos ou mais. A decisão ocorreu um dia após o Ministério da Saúde recomendar a cobertura de todos os públicos com a imunização mais atualização contra a Covid-19. As cidades de Cachoeira do Sul e Parobé tinham estoque da vacina da Pfizer e atenderam ao público nas primeiras horas de hoje. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) se articula com os demais municípios em Comissão Intergestores Bipartite e ainda não tem prazo para ampliar a vacinação no território gaúcho, pois depende de estoque.

Cachoeira do Sul

Em Cachoeira do Sul, a bivalente está sendo aplicada no EAP (Estratégia de Atenção Primária) Central (prédio do INSS) e EAP Centro Social Urbano, ESF (Estratégia Saúde da Família) Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde. Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid-19 deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário. Concluído o processo, a bivalente exigirá o intervalo de quatro meses para a aplicação.

Parobé

Na cidade de Parobé, a vacinação ocorre exclusivamente na UBS Integração, de segunda a sexta-feira, das 8h15min às 19h45min.

A vacina é chamada de bivalente por contribuir na proteção do paciente contra duas variantes do vírus, a cepa original e a mais recente, Ômicron. Antes, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde, apenas os grupos prioritários ou com comorbidades tinham o direito. Também podem recebê-la quem ainda não completou o ciclo vacinal ou estiver com alguma dose de reforço em atraso.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895