CVV apela por novos voluntários para suprir demanda em Uruguaiana e região

CVV apela por novos voluntários para suprir demanda em Uruguaiana e região

Interessados devem ter no mínimo 18 anos

Fred Marcovici

publicidade

O Centro de Valorização da Vida (CVV) – célula de Uruguaiana busca novos voluntários para atender a demanda do telefone de preservação à vida nº 188. Segundo o coordenador do serviço, professor Jader Santos, no momento há uma defasagem de 20 voluntários em Uruguaiana, 40 em Alegrete, 15 em Santa Maria e outros 40 em Santiago. O número médio de 45 pessoas, de acordo com Santos, é o necessário para preencher a grade de atendimento aos chamados recebidos pelo Centro.

Em média, são 500 ligações mensais ao núcleo de Uruguaiana. Para se tornar um voluntário, o interessado deve ter no mínimo 18 anos e se inscrever, até o próximo dia 8 de agosto, preenchendo o formulário disponível no bit.ly/capacitacvv, sem ônus algum. À capacitação, ao todo serão 12 encontros, de três horas cada, sempre às quartas-feiras, no modo online. 

Após esse período, o já voluntário, realizará três atendimentos assessorados como forma de acolhimento ao trabalho que passará a prestar. Uma vez ao mês há uma reunião de grupo, também online, visando o autoaprimoramento da assistência prestada aos que procuram o apoio do CVV, de acordo com Santos.

“O importante é ouvir quem ligar: sem preconceito ou julgamento e com total sigilo. Pessoas com dores emocionais e psicológicas requerem ampla atenção e todos os sinais levados em consideração”, salienta o coordenador. Há hoje 4 mil voluntários em 120 centros espalhados pelo país, em turnos de 4 horas, além dos atendimentos remotos, sistema que surgiu a partir da pandemia da Covid-19, recebendo em média 10 mil chamados dia. Precisando conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895