Dia D da Multivacinação tem passe livre, Zé Gotinha e festa com bolo em Porto Alegre

Dia D da Multivacinação tem passe livre, Zé Gotinha e festa com bolo em Porto Alegre

Todas as 134 unidades de saúde da Capital estão abertas hoje até às 19h

Felipe Faleiro

Todas as 134 unidades de saúde da Capital estão abertas hoje até às 19h

publicidade

O Dia D de Multivacinação em Porto Alegre, neste sábado, é marcado pelo caráter lúdico dos locais de imunização, a fim de atrair ainda mais as crianças para a importância da atualização do calendário vacinal. Os ônibus na Capital circulam com passe livre, e as vacinações, tanto as tradicionais para o público-alvo, quanto para a Covid-19, estão sendo aplicadas em todas as 134 unidades de saúde, que estão abertas até às 19h.

Na Unidade Moab Caldas, bairro Santa Tereza, uma decoração com balões e personagens foi montada, chamando a atenção dos pequenos e responsáveis. O posto da Cruzeiro recebeu a imunização para o público infantil, enquanto ali próximo, ocorria a celebração do aniversário de 20 anos da ONG União, Solidariedade, Paz e Justiça Social (USPS), inclusive com o corte de um bolo de 20 metros de extensão. 

A festa para a comunidade tem a presença dos agentes de saúde imunizando também o público adulto. “As pessoas ficam bastante animadas, porque é um dia diferente da nossa rotina. Tudo o que estamos fazendo é para receber nossos usuários da melhor forma, criar um clima de festa mesmo, e buscar aliviar a dor da picada”, disse a gerente do Moab Caldas, Fernanda Mendes Vargas. Na fila aguardando, a diarista Roberta Rodrigues aguardava para vacinar um de seus três filhos, João Miguel, de um ano e quatro meses.

“Sempre procuro deixar o calendário de vacinas em dia. O que houver para ele tomar, será feito. É muito importante este momento”, observou ela. No entanto, Roberta disse que havia certa demora na fila, já que ela aguardava havia uma hora e meia para o atendimento. A aposentada Adelaide Rodrigues havia vacinado a neta, Luna, de oito anos, contra a Covid-19. “Era a que faltava para ela nesta idade. Foi bem tranquilo”, disse Adelaide. “Doeu bastante, mas vale a pena”, afirmou Luna.

Na festa, houve também a participação de membros da família do Zé Gotinha, tradicional personagem associado à vacinação no Brasil. O secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, disse que este foi um dia de celebração à vida, e, segundo ele, a expectativa era de aplicar mais de 10 mil doses no Dia D na Capital. “É importante se vacinar, mesmo durante a semana, já que estamos com nossas unidades abertas. Tudo para recuperar este tempo que perdemos nesta luta, pois sabemos que ciência, salva vidas. Hoje o dia colaborou, e queremos bater recordes”, afirmou ele.

Para o presidente da USPS, Jorge Lima, é fundamental esta parceria do público da periferia com o posto de saúde. “Estamos aqui fazendo este evento para que as coisas venham a acontecer da melhor forma para nossa comunidade. Chamamos as crianças e também demais moradores que ainda não têm vacina para serem vacinadas”, comentou ele, cuja ONG tem sede na Cruzeiro e atende por volta de 220 crianças, especialmente em ações comunitárias no turno inverso à escola.

Confira as vacinas disponíveis

Até 7 anos de idade: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice Viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Covid-19 e Influenza.

De 7 anos de idade a menores de 15 anos: Hepatite B, Febre amarela, Tríplice Viral, Difteria e tétano adulto, Meningocócia ACWY e HPV quadrivalente.

Gestantes: dTpa (tríplice bacteriana acelular adulto).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895