Diretor da Santa Casa destaca avanços e aprendizados na pandemia

Diretor da Santa Casa destaca avanços e aprendizados na pandemia

Antonio Nocchi Kalil explica que o coronavírus trouxe uma série de desafios inéditos para a área da saúde e deixou importantes aprendizados

Correio do Povo

publicidade

O diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Porto Alegre, Antonio Nocchi Kalil, explica que a pandemia de coronavírus trouxe uma série de desafios inéditos para a área da saúde e deixou importantes aprendizados que estão moldando o futuro dessa área. “A primeira delas é a necessidade de um planejamento mais abrangente e eficaz para enfrentar pandemias e outras adversidades dessa grandeza. Hospitais e sistemas de saúde reconhecem a importância de ampliar treinamentos e manter estoques de equipamentos de proteção individual e outros recursos essenciais para responder rapidamente a crises de saúde pública.”

Outro aprendizado foi a importância de um trabalho global conjunto, especialmente na pesquisa médica. Conforme Kalil, foi o compartilhamento de dados e a soma de esforços que permitiu o desenvolvimento, de forma tão rápida, de uma vacina que pudesse permitir a segurança da população. “A comunidade médica conseguiu visualizar e reconhecer que a cooperação internacional é fundamental para conter a propagação de doenças infecciosas, por exemplo. E junto com isso, também elevou para outro nível a importância do investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas.”

Kalil acrescenta que a pandemia acelerou a adoção da telemedicina, ampliando o uso dessa nova tecnologia na prestação de cuidados de saúde. “Hoje, temos a compreensão de que a telemedicina, em diversas situações, pode ser uma ferramenta valiosa para acessibilidade e agilidade no atendimento médico, especialmente em locais onde a estrutura de saúde ainda é bastante restrita.”

A Santa Casa é considerada um dos principais complexos hospitalares do país, é formada por sete hospitais localizados no Centro da Capital e está prestes a ter oito unidades, com a inauguração do Hospital Nora Teixeira, além de um hospital em Gravataí, incorporado à instituição em 2018. A instituição conta com um quadro funcional de 9.860 colaboradores.

Para o diretor, o Dia do Médico reconhece o esforço diário e a dedicação em oferecer as melhores alternativas e tratamentos para a população. “Esses profissionais são responsáveis por diagnosticar, tratar e prevenir doenças, trabalhando incansavelmente, seja para aliviar o sofrimento humano ou melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mesmo enfrentando jornadas exaustivas, situações críticas e, muitas vezes, emocionalmente desafiadoras, estão sempre apostos e empenhados em encontrar o melhor desfecho para a situação de cada paciente.”

Kalil destaca que o reconhecimento vai além da simples apreciação, pois envolve a confiança da sociedade nesses profissionais, desde a tomada de decisões em momentos críticos, até a liderança de pesquisas que podem levar a avanços no diagnóstico e no tratamento de doenças. “Muitos médicos, além da prática clínica, também desempenham papéis na educação, treinando a próxima geração, ou ocupam posições de liderança em hospitais e sistemas, contribuindo na gestão, planejamento e formulação de políticas. Sua importância, portanto, vai muito além do tratamento de doenças.”


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895