Emergências de Porto Alegre continuam lotadas

Emergências de Porto Alegre continuam lotadas

Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância da participação no o Dia D de vacinação contra influenza, neste sábado

Correio do Povo

Superlotação de emergências hospitalares e UPAs

publicidade

As lotações das emergências adulto de Porto Alegre chegou a 186% na manhã desta sexta-feira. Já as emergências pediátricas atingiram uma lotação de 118%.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre estava operando com 230%, na emergência adulta, e 355% na emergência pediátrica. O São Lucas da Pucrs estava com 270% de lotação na emergência adulta e 54% na pediátrica. Já a lotação do Pronto Atendimento da Bom Jesus registrava 328%, adulto, e 100% na pediátrica. O Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul 322%, na emergência adulta.

Sobre a transferência de pacientes menos graves para seus municípios de origem, a Secretaria Municipal de Saúde informou que em oito dias 111 solicitações de transferências foram realizadas pelos hospitais. Dessas 32 estão em regulação pela Secretaria Estadual da Saúde, que já autorizou 60 internações, resultando em 38 pacientes internados no seu destino de origem.

Ao todo já foram realizados 13 transportes pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Capital:

Do Hospital São Lucas da Puc para Guaíba, São Jerônimo, Montenegro e Osório. Do Hospital Nossa Senhora da Conceição para Alvorada. Três pacientes da UPA da zona Norte para Osório. Da Santa Casa para Guaíba. Do Instituto de Cardiologia para Caxias do Sul. Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul para Montenegro. Da Clínica da Família IAPI para Esteio. Do Hospital Cristo Redentor para Camaquã.

A Secretaria Estadual da Saúde e gestores municipais e regionais estão elaborando um Plano Estadual de Contrarreferência que visa melhorar a ocupação dos leitos hospitalares na Capital e estabelecer protocolos para a transferência de pacientes menos graves para seus municípios ou regiões de origem.

O plano será implementado por macrorregião de saúde, iniciando pela Região Metropolitana e se expandindo para outras áreas posteriormente, com a previsão de lançamento em maio.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da Vacina contra a gripe, principalmente em crianças para que a forma mais grave da doença não se desenvolva. A SMS lembra que neste sábado vai correr o Dia D de vacinação contra influenza e todas as unidades de saúde estarão abertas das 9h às 18h para vacinar pessoas que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que, em Porto Alegre, somam 698.504 pessoas.

Grupos prioritários:

Idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, funcionários do sistema prisional, membros de forças de salvamento e da segurança, das Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários podem ser imunizados no sábado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895