Estância Velha aumentou em 84% o número de doadores de sangue
Em 2023, 294 doadores participaram de ação da prefeitura contra 160 de 2022
publicidade
A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), intensificou as ações de doação de sangue em 2023. O aumento significativo em relação ao ano de 2022, quando foram registrados 160 doadores aptos (doadores que efetivamente conseguiram coletar e gerar bolsa de sangue para o estoque do Hemocentro), se deu graças ao empenho dos profissionais da área da Saúde do município e da solidariedade dos estancienses.
Em 2023 foram registrados 294 doadores aptos, sendo 190 doadores conduzidos ao Hemocentro de Porto Alegre e 124 doadores na coleta da vinda do ônibus do Hemocentro à cidade, nos meses de agosto e setembro. O impacto do aumento no número de doadores (84% a mais), conforme avaliação da coordenadora da Atenção Básica do Município, Patrícia Rocha, se deu em virtude da campanha “Doe Sangue, Doe Vida. Sua doação salva 4 vidas”, lançada em dezembro de 2022.
Na campanha “Doe Sangue, Doe Vida. Sua doação salva 4 vidas”, cada mês era de responsabilidade de um Posto de Saúde captar doadores de sangue, que foram transportados pela Prefeitura até o Hemocentro de Porto Alegre. Nos meses de janeiro e dezembro de 2023, a ação teve o apoio e a participação de todos os Postos de Saúde. O objetivo contou com o esforço dos profissionais das unidades de saúde, no sentido de conscientizar a população para a importância em manter completo o estoque de bolsas de sangue do Hospital Municipal Getúlio Vargas.
A última etapa da exitosa campanha de doação de sangue proposta pela Secretaria da Saúde em 2023 aconteceu no dia 13 de dezembro, com a participação de moradores de toda a cidade. Na ocasião, foram 20 pessoas até Porto Alegre para realizar a boa ação. Conforme informações da Secretaria da Saúde, o cronograma de 2024, com as datas da sequência da campanha, será definido até o final do mês de dezembro. “Com certeza, todos os Postos de Saúde estarão novamente engajados em captar doadores e assim atender as necessidades urgentes dos estancienses que por alguma adversidade precisem de transfusão sanguínea”, explica Patrícia Rocha.