Fiocruz alerta para aumento de casos de Covid-19 em 12 estados brasileiros

Fiocruz alerta para aumento de casos de Covid-19 em 12 estados brasileiros

Embora apresente crescimento nos casos, não foi identificado no Rio Grande do Sul aumento significativo de SRAG

Correio do Povo

publicidade

O novo Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira, reforçou o alerta o crescimento dos casos de Covid-19 no Brasil, que já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas. Esse indício, de acordo com a Fiocruz, está mais presente nas faixas etárias da população adulta.

Em nível nacional, o aumento moderado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo está presente em 12 de 27 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. 

Nas demais, o crescimento é concentrado no público infantil ou compatível com oscilação em torno de patamar relativamente baixo. Na Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, embora observa-se aumento de casos positivos para Covid-19 na população adulta, o boletim apontou que "tal cenário não se refletiu em um aumento claro de casos de SRAG no agregado estadual até a presente atualização".

Referente à Semana Epidemiológica (SE) 45, período de 6 a 12 de novembro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 14 de novembro.

O pesquisador Marcelo Gomes reforça a importância da combinação de vacinação e uso de máscaras como ações de proteção. “A vacina é muito importante para diminuir o risco de agravamento, mas o seu papel é um pouco menor na transmissão. Por isso, é fundamental que a gente volte a utilizar boas máscaras em situações específicas, ou seja, em transporte público, locais fechados e situações com muita gente em um espaço relativamente pequeno. É vacina no braço e máscara no rosto”, defende o cientista da Fiocruz.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895