Fundação de Saúde de Santa Rosa inicia imunização contra a Covid-19 com vacina bivalente

Fundação de Saúde de Santa Rosa inicia imunização contra a Covid-19 com vacina bivalente

Imunizante foi aplicado em residentes e trabalhadores da Associação das Damas de Caridade

Correio do Povo

publicidade

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa iniciou nesta quinta-feira o processo de imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente. A substância da Pfizer foi desenvolvida para combater a cepa original da doença e também a variante Ômicron. 

A fundação recebeu do governo do Rio Grande do Sul 204 doses, que serão destinadas exclusivamente para os residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência de idosos, um dos grupos prioritários desta primeira fase. O público estimado neste grupo, é de cerca de 300 pessoas em Santa Rosa.

A bivalente foi aplicada nessa quinta em residentes e trabalhadores da Associação das Damas de Caridade. “A Covid-19 é uma doença viral e, portanto, sofre mutações. Automaticamente, a vacina tem que acompanhar esse processo para reforçar a proteção da população. Inicialmente, conforme indicação do Ministério da Saúde, a vacina bivalente será direcionada para as pessoas dos grupos prioritários. Porém, mais para frente deverá seguir um escalonamento e atingir mais pessoas, a exemplo dos profissionais de saúde”, afirmou a diretora da Atenção Básica, Fabiana Breitenbach.

Para os grupos prioritários com indicação de receber a dose bivalente, o critério é ter o esquema primário completo (D1 e D2) do imunizante monovalente, obedecendo o intervalo mínimo de 4 meses da última dose recebida (D2, reforço ou 2ª dose de reforço). O atendimento dos demais públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde (MS), será realizado de forma sequencial, mediante recebimento de mais doses da vacina.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895