Futuro da saúde é debatido no Health Meeting Business & Innovation em Porto Alegre

Futuro da saúde é debatido no Health Meeting Business & Innovation em Porto Alegre

Primeira feira internacional do segmento no Sul do Brasil foi aberta nesta segunda, no Centro de Eventos da PUCRS

Felipe Faleiro

Palestras fazem parte do evento iniciado hoje, na Capital

publicidade

Segue até quarta-feira o 1º Health Meeting Business & Innovation, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, reunindo especialistas nacionais e internacionais nas áreas de gestão e produtos para a saúde. O evento, primeira feira internacional de saúde no Sul do Brasil, que tem como temáticas o futuro do setor e oportunidades de negócios para o segmento, foi aberto nesta segunda-feira, com a presença do governador Eduardo Leite e demais autoridades. O Health Meeting é realizado pela HM Brasil Feiras e Congressos, com apoio de instituições, governo do Estado, Prefeitura de Porto Alegre e curadoria científica do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa).

“Tecnologia e inovação são áreas fundamentais também na Medicina, porque temos, hoje, no Brasil, 75% da população fora destes processos, como telemedicina, inteligência artificial, e acreditamos que podemos avançar nestes aspectos. O RS tem 277 mil profissionais da área da saúde, e este evento não contempla apenas um setor em especial, mas todos. Nestes três dias, o visitante poderá se conectar com vários setores que formam o grande ecossistema da saúde”, avaliou o CEO da HM Brasil e diretor da feira, Gilmar Dalla Rosa, acrescentando que há mais de 150 marcas expositoras e um número superior a 50 apoiadoras.

Além da presença de grandes players da área da saúde, outro destaque é a presença de startups, que tanto podem trazer soluções já desenvolvidas por elas, quanto montá-las no próprio evento, em um processo denominado por Dalla Rosa como “pitch reverso”. Conforme o diretor, os hospitais trazem demandas e as empresas são instadas a resolvê-los por meio de sua expertise. “Este é um evento feito a muitas mãos, em um espaço de tempo bastante curto. O grande propósito é este, conseguirmos reunir muitas pessoas para que todo mundo caminhe na mesma direção”, observou.

O presidente do Sindihospa, Henri Chazan, salientou que estas discussões sempre foram muito concentradas em São Paulo e fora do país, e agora há a oportunidade de trazê-las ao sul do Brasil. “Há um número bastante grande, mais de cem palestrantes, e Porto Alegre cada vez mais se posiciona como um hub da saúde. Temos três faculdades de Medicina, um dos maiores índices de doutores acadêmicos do país, além de bons centros de pesquisa, hospitais de ponta, então, com certeza, a cidade é polo de inovação e execução de serviços”, afirmou ele.

Leite, por sua vez, afirmou em seu discurso que o Health Meeting “é um evento em total sinergia” com os anseios do Rio Grande do Sul. “O ecossistema de saúde do estado é uma oportunidade de desenvolvimento para os gaúchos”, pontuou. Junto ao Fórum Health Meeting, o evento ainda recebe outros quatro eventos da programação anual do Sindihospa: o 4º Encontro Nacional de Gestão Ambiental, o 2º Encontro da Cadeia de Suprimentos de Saúde, a 8ª Jornada de Farmácia Hospitalar e a 7ª Jornada de Processamento de Produtos para a Saúde.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895