Hospital Moinhos de Vento inaugura Núcleo de Neurofisiologia em Porto Alegre

Hospital Moinhos de Vento inaugura Núcleo de Neurofisiologia em Porto Alegre

Investimento no local, especializado no diagnóstico e tratamento de doenças neuromusculares, foi de R$ 3 milhões

Felipe Faleiro

Espaço fica no segundo andar do bloco A, com entrada pela rua Ramiro Barcelos

publicidade

O Hospital Moinhos de Vento inaugurou na manhã desta quarta-feira seu inédito Núcleo de Neurofisiologia, em uma cerimônia reunindo profissionais da unidade de saúde e a imprensa. O centro, que recebeu investimento estimado em R$ 3 milhões, está localizado no segundo andar do bloco A, com entrada pela rua Ramiro Barcelos, bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e conta com tecnologia de ponta para o diagnóstico e tratamento de doenças neuromusculares, associadas ao sistema nervoso.

Segundo o coordenador e idealizador do Núcleo, o médico João Arthur Ehlers, esta é a realização de um sonho de duas décadas. “Um hospital sempre busca facilitar a vida do médico assistente para que os pacientes possam ter maior amparo e qualificação. Com isso, os pacientes internados e os ambulatoriais que utilizam a estrutura do Moinhos de Vento poderão desfrutar deste centro moderno, que permeia os neurologistas, os pneumologistas, os psiquiatras, os pediatras, entre outros profissionais”, afirma ele.

Ehlers também aponta que o que há de melhor em equipamentos médicos no mundo, e relacionados à área, está agora disponível na estrutura da unidade de saúde. “Este enorme guarda-chuva de possibilidades foi possível graças ao investimento nestes aparelhos, mas também em médicos. Todos os que atendem aqui têm mais de 25 anos de experiência, e ainda temos contato com outros pesquisadores e universidades dentro e fora de Porto Alegre”, salientou o coordenador.

Entre os pacientes elegíveis ao atendimento pelas equipes multidisciplinares, 24 horas por dia e sete dias por semana, estão pessoas com distúrbios de sono, por exemplo, tais como apneia, sonambulismo ou bruxismo. Os exames agora disponíveis são a eletroneuromiografia, usado para diagnóstico de doenças neuromusculares, o eletroencefalograma, permitindo a análise elétrica cerebral, e o registro poligráfico feito em recém-nascidos.

O superintendente médico do Moinhos de Vento, o também médico Luiz Antônio Nasi, ressaltou a importância do Núcleo para a qualificação do atendimento e do paciente. “Este instituto visa fundamentalmente resgatar esta área da medicina que tem uma importância digital na qualidade de vida das pessoas que têm epilepsia, questões relacionas do sono, pessoas que tem dores inexplicáveis nas pernas, vão poder aqui fazer a sua complementação de atendimentos. Várias áreas da medicina, como ortopedia, clínica médica e outras especialidades, vão interagir aqui”, disse Nasi.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895