Hospital Moinhos de Vento realizou mais de 3 mil cirurgias robótica desde 2018

Hospital Moinhos de Vento realizou mais de 3 mil cirurgias robótica desde 2018

Além dos procedimentos com robôs, o superintendente médico da instituição, Luiz Antônio Nasi, destaca a importância da telemedicina para a população carente

Correio do Povo

Hospital Moinhos de Vento realizou mais de 3 mil cirurgias robóticas desde 2018

publicidade

“A Medicina, como tudo, tem fases.” É o que diz o superintendente Médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antônio Nasi. Nesse sentido, ele explica que se vive um grande incremento da genética e da biologia molecular, não só como um indicador preditivo de doenças, como também como um grande aliado no tratamento do câncer. “Entretanto, o reconhecimento dos principais fatores de risco para diversas doenças pode, já nos dias de hoje, nos propiciar um incremento de vida ao redor de 10 anos.”

Para Nasi, as novas técnicas operatórias que surgiram na última década com a Medicina robótica estão transformando as cirurgias complexas em cirurgias mais anatômicas e com maior precisão. “O Hospital Moinhos de Vento, com essa visão de vanguarda, foi a primeira instituição privada do Estado a oferecer a cirurgia robótica em 2018. Mais de 3 mil cirurgias já foram realizadas.” Por outro lado, conforme o profissional, a inteligência artificial também consegue criar uma expectativa de organizar dados da vida inteira de um paciente ou de uma região de saúde de forma customizada, servindo como instrumento de pesquisa e promoção de políticas públicas de saúde com impacto coletivo.


Ana Paula Zaupa é uma das 120 médicas que atuam no setor de telemedicina do Hospital Moinhos de Vento - Foto: Guilherme Almeida

Além disso, o superintendente do Hospital Moinhos cita a telemedicina. “Muito se utilizou a teleconsulta na pandemia de Covid-19. A telessaúde pode ser uma forma mais econômica e racional de levar a Medicina até populações mais periféricas e carentes de recursos.” Desde 2021, o Hospital Moinhos de Vento conta com um Centro de Telemedicina, que passou a concentrar e ampliar a assistência à distância. A partir de 2022, a área cresceu e se expandiu nas diversas especialidades, superando mais de 120 médicos envolvidos nessa atividade.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895