Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura nova UTI e abre mais 10 leitos de retaguarda em Canoas

Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura nova UTI e abre mais 10 leitos de retaguarda em Canoas

Com a abertura dos novos leitos, o Hospital Nossa Senhora das Graças passa a contar com 314 leitos no total, sendo 30 de Terapia Intensiva

Fernanda Bassôa

O custo para que os leitos entrem em operação está avaliado em R$ 500 mil por mês

publicidade

Foi inaugurado no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Major Brigadeiro Dr. Carlos Santos Rocha, com mais 10 leitos, Nível II, 100% SUS, que ainda dependem de credenciamento e pactuação do Governo do Estado para entrem em operação. A nova área marca o avanço da infraestrutura hospitalar no Município e também na Região Metropolitana. Atualmente o hospital conta com 304 leitos. Destes, 20 são de UTI. Com a abertura dos novos 10, o Hospital Nossa Senhora das Graças passa a contar com 314 leitos no total, sendo 30 leitos de UTI.

O secretário de Saúde do Município, Jurandir Maciel, garante que a abertura destes novos leitos de UTI é muito significativa porque o hospital a partir de agora conta com 30 leitos de UTI. “Ou seja, 10% do total de leitos do hospital são de UTI. Isso é padrão ouro junto ao Ministério da Saúde. Isso vai nos ajudar a alcançarmos com mais rapidez as cirurgias porque é necessário nós termos leitos de retaguarda. Isso vai ajudar Canoas, mas também vai desafogar os 140 municípios dos quais somos referência no Estado. E também vai ajudar a reorganizar e modernizar as estruturas do nosso hospital. O custo para que os leitos entrem em operação está avaliado em R$ 500 mil por mês.

O diretor do hospital, Juliano da Silva, disse que a inauguração destes novos leitos é uma necessidade iminente pela questão da complexidade do hospital. “Muitas cirurgias requerem o pós-operatório dos leitos de UTI, isso estava represando os serviços. Estes novos leitos que estão sendo inaugurados hoje para a comunidade e nos auxilia na questão do fluxo das cirurgias mais complexas e ao mesmo tempo e nos afirma cada vez mais como a referência regional.”

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, pontua que a abertura dos novos leitos é altamente relevante. “Quando se fala de hospital e de cirurgias, porque não tem como fazer procedimentos cirúrgicos se não tiver o leito de retaguarda da UTI. Então, nós inauguramos há menos de um mês 31 leitos e agora mais 10 de UTI. Estamos muito felizes porque é uma necessidade da população. É importante que os canoenses tenham este aparato quando necessitarem. É imprescindível que tenhamos respaldo de leitos de UTI em nosso hospital.”


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895