Hospital Nossa Senhora das Graças reinaugura setor de UTI com 20 leitos em Canoas

Hospital Nossa Senhora das Graças reinaugura setor de UTI com 20 leitos em Canoas

Setor fica no segundo andar do hospital e conta com aproximadamente 450 metros quadrados de área reformada

Fernanda Bassôa

publicidade

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), agora batizada de Dr. Marco Antônio Figueiró, foi reinaugurada na tarde desta quarta-feira no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Canoas. Com 20 leitos prontos para atender a comunidade já a partir desta quinta-feira, dois deles são classificados como de isolamento.

O prefeito em exercício, Nedy de Marques Vargas, informou que os leitos vão auxiliar o hospital a suprir a demanda no atendimento de mutirão de cirurgias eletivas, anunciado na semana passada, que já teve início no último sábado, dia 15. Segundo ele, foram investidos R$ 500 mil na obra que prevê mais qualidade técnica e conforto aos pacientes. “É mais um investimento que atende aos pilares da nossa gestão de governo, que é salvar vidas e cuidar das pessoas", disse Nedy. 

As novas instalações também servirão como leitos de retaguarda para o Hospital Universitário de Canoas (HU). O prefeito anunciou ainda que a outra UTI do hospital, com dez leitos, também será revitalizada, com previsão de abertura até 31 de dezembro deste ano. O secretário municipal da Saúde, Aristeu Ismailow, enfatiza que com estes novos leitos, o benefício não é só para os canoenses, mas também para população de todos os municípios que fazem uso da rede de urgência e emergência da cidade.  

A UTI fica no segundo andar do hospital e conta com aproximadamente 450 metros quadrados de área reformada. As obras começaram no final de maio e, durante as melhorias no local, o setor foi remanejado para um espaço provisório. Agora, as internações contam com um espaço mais moderno e amplo.

O presidente da Associação Beneficente Canoas (ABC), mantenedora do Hospital, Luis Antônio Possebon, disse que assumiu o Graças com 108 leitos. “Hoje, temos 320 leitos. Além disso, reduzimos significativamente o quadro de funcionários e diminuímos as despesas. Realizamos aqui uma gestão eficiente e com credibilidade, séria e criteriosa. O Hospital Nossa Senhora das Graças faz parte da história de Canoas.”  

O nome do setor foi batizado de Dr. Marco Antônio Figueiró, em homenagem ao médico que dedicou 43 anos da carreira ao hospital cuidando e salvando vidas. Ele faleceu em meio a pandemia, vítima da Covid-19.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895