Hospital São Lucas promove Semana Nacional do Doador de Sangue em Porto Alegre

Hospital São Lucas promove Semana Nacional do Doador de Sangue em Porto Alegre

Doares receberão brindes especiais alusivos à Copa do Mundo

Giullia Piaia

publicidade

Até sábado (26), o Hospital São Lucas da PUCRS promove a Semana Nacional do Doador de Sangue, aliada à Copa do Mundo. Quem comparecer ao hemocentro para realizar uma doação, receberá um lanche especial e uma camiseta. Também há transmissão ao vivo dos jogos para que os doadores não percam as partidas.

“As doações são necessárias para garantir que nossos pacientes possam se submeter a cirurgias de grande porte, a tratamentos oncológicos e de outras doenças graves, como anemia”, explica o médico Marcus Vinicius Ludwig, responsável técnico do local. O objetivo da iniciativa é, então, incentivar a comunidade a doar sangue periodicamente e, assim, repor os estoques de bolsas de sangue que estão em estado crítico.

Atualmente, os grupos de sangue com maior necessidade de reposição no São Lucas são: O- e A-. “Os grupos negativos sempre tem maior demanda, muitas vezes sem ter reposição”, afirma Ludwig. A doação é um procedimento rápido e indolor, além de ser uma ação solidária que auxilia uma série de pessoas. “Faz muito tempo desde a última vez que vim doar sangue e eu nunca encontrava tempo para vir novamente. É algo que eu realmente acho importante, só tem benefícios”, diz o publicitário Eduardo Garske da Silva, que foi uma das cerca de 20 pessoas a comparecer ao hemocentro ontem, um número considerado tímido pelo médico responsável.

O atendimento ocorre no 2º andar do hospital, na avenida Ipiranga, 6690,  de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h, e aos sábados, das 7h30min às 12h30min. Pessoas de 18 a 69 anos, com mais de 50kg podem doar sangue. Pessoas com 16 e 17 anos também podem doar, desde que haja autorização dos responsáveis. Mais informações sobre a doação podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3455 ou pelo WhatsApp (51) 98503-9958.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895