Maior congresso de saúde privada do país presta homenagem a presidente do Hospital Mãe de Deus

Maior congresso de saúde privada do país presta homenagem a presidente do Hospital Mãe de Deus

A cerimônia ocorreu em São Paulo, no Congresso Nacional de Hospitais Privados

Correio do Povo

Irmã Lucia Boniatti, presidente do Hospital Mãe de Deus há quase duas décadas, foi homenageada hoje no Congresso Nacional de Hospitais Privados

publicidade

À frente do Hospital Mãe de Deus há quase duas décadas e em seu segundo mandato como presidente da Associação Educadora São Carlos (AESC), irmã Lucia Boniatti foi homenageada na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, no maior evento de saúde privada do país, o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp). O tributo, que se dá por sua trajetória e personalidade inspiradora no cuidado com o próximo, ocorreu durante a abertura da edição 2023, que contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Em seu discurso, Irmã Lucia, que faz parte da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, destacou a emoção que foi receber a homenagem: “Uma mensagem dessas me faz pensar na minha vida pessoal, profissional e na minha vida como pertencente a um grupo religioso que admiro muito, em que sou muito feliz, e pelo qual consigo, com outras irmãs, levar adiante serviços de saúde, educação e, principalmente, responsabilidade social, junto a migrantes e refugiados”.

Além disso, para a presidente do HMD, é um tributo que alcança a todos que estão ao seu lado, como gestores e gestoras, corpo clínico, enfermeiras, técnicos e todas as pessoas colaboradoras e parceiras do Hospital Mãe de Deus. Ao lado dessas pessoas, ressalta que mantém o compromisso de deixar um legado de saúde à população do Rio Grande do Sul, para que todas as regiões tenham assistência ampliada e reforçada, principalmente as mais carentes.

“Nesse compromisso, destaco a saúde suplementar como suporte importante para a gestão pública. Em uma instituição de caráter filantrópico, como a nossa, pensamos as soluções para todos que usufruem dos serviços e especialidades onde estamos presentes”, diz a Irmã.

A Associação Educadora São Carlos (AESC) mantém, em Porto Alegre, além do Hospital Mãe de Deus, o Hospital Santa Ana, 100% SUS. Também faz a gestão de quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e de dois hospitais no Litoral do RS. Mantém o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias do Sul, e três escolas, em Santa Vitória do Palmar, Caxias do Sul e Farroupilha.

Entre saúde suplementar e complementar, são ofertados mais de 700 leitos, realizadas 29 mil internações e mais de 54 mil cirurgias por ano, beneficiando mais de 200 mil pacientes, somente em 2022.

Temas do Conahp

Em sua 12ª edição, o Conahp, realizado anualmente pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), ocorre em 18 e 19 de outubro e conta com mais de centena de palestrantes nacionais e internacionais e participação de representantes de diferentes players da saúde, como médicos, startups, operadoras de saúde, governo, indústria, agências reguladoras, entre outros. A ideia é ser um espaço que fomente o debate em torno daquilo que vem impactando a saúde brasileira, como a sustentabilidade de todo o sistema a longo prazo. Além disso, tecnologia e novas tendências em ESG e Value-Based Health Care (VBHC).

A Anahp é uma entidade que tem 22 anos de história e hoje representa mais de 120 instituições hospitalares de excelência em todo o Brasil..  

Carisma e missão

Atual presidente do Hospital Mãe de Deus, Irmã Lucia Boniatti tem em seu histórico obras, reformas e inovações importantes. Entre elas a construção da Unidade Carlos Gomes e a maior obra que o HMD já fez, na José de Alencar, em 2006. Mas é também sua vocação em atender ao próximo e sua personalidade marcante e inspiradora que a tornam tão carismática tanto no setor quanto fora dele. É conhecida por ser uma trabalhadora incansável na busca do que traz qualidade em saúde ao lado de atendimento humanizado aos pacientes do HMD. Tudo isso já lhe rendeu prêmios importantes, como o Top Ser Humano na categoria Personalidade, em 2010.

Irmã Lucia é natural de Caxias do Sul. Teve o primeiro contato com a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas ao ingressar no colégio interno para realizar o Ensino Ginasial, hoje Ensino Médio. Durante os quatros anos de formação e a forte convivência com as irmãs, surgiu a vocação religiosa.

Na Congregação, que há mais de 125 anos tem a missão de acolher e auxiliar migrantes e refugiados e os mais pobres e necessitados de assistência espiritual e social, a Irmã recebeu uma formação humana e religiosa. Por fim, houve um período de experiência no trabalho no Colégio São Carlos, em Caxias, onde lecionou matemática por 32 anos.

Em 1985, Irmã Lúcia iniciou sua caminhada na área de gestão. Foram 12 anos consecutivos na gestão Administrativa e Financeira da Sociedade Educadora e Beneficente do Sul (SEBS) e, logo depois de assumir a vice direção e ser a primeira professora de informática do Colégio São Carlos, foi eleita presidente da SEBS – que, em 2003, virou a Associação Educadora São Carlos (AESC). Sua gestão ocorreu de 1993 a 1999.

No entanto, depois de sair da presidência, sua sucessora lhe fez um pedido que mudaria sua vida: ir para a área de saúde. Fez mestrado em Administração de Empresas na UFRGS. Hoje, Irmã Lúcia está como presidente do HMD há quase 20 anos, além de, no final de 2020, ter sido reeleita presidente da AESC para o triênio 2021-2023.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895