Municípios da região Sul do RS começam aplicação de doses da vacina bivalente

Municípios da região Sul do RS começam aplicação de doses da vacina bivalente

Segundo a coordenadora Cíntia Daniela Pereira, as 8106 doses foram distribuídas na última quinta-feira

Angélica Barcellos

Vacina bivalente se diferencia da monovalente pela tampa de cor cinza

publicidade

Todos os 21 municípios que pertencem a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde já estão com doses da vacina bivalente contra a Covid-19. Segundo a coordenadora Cíntia Daniela Pereira, as 8106 doses foram distribuídas na última quinta-feira. Algumas cidades já começaram a aplicação, outras devem iniciar nos  próximos dias.

Em Canguçu, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação em pessoas acima dos 12 anos com imunodeficiência, quilombolas, indígenas, idosos com 70 anos ou mais que tenham sido vacinados há mais de quatro meses. Para receber a dose bivalente, é necessário que a pessoa tenha completado o esquema de vacinação monovalente, que o número de doses é variável conforme o público.

A vacina é uma versão elaborada para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas variantes. Para receber o imunizante, é necessário procurar uma ESF (Triangulo, Vila Nova ou Vila Fonseca), das 9h ás 15h, ou a Unidade Materno Infantil, das 8h ás 17h. Na zona rural, a vacinação deve ser agendada diretamente na unidade de saúde da localidade.

Em Pelotas, maior cidade da região, a aplicação das doses para idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais começou nesta segunda-feira. As pessoas podem procurar a dose em todas as UBS’s de segunda a sexta-feira, das 8h30min ás 11h e das 13h30min às 16h, exceto as unidades da Balsa e Jardim de Allah, que funcionam até ás 13h30min. No Mercado Central, a vacinação nas bancas 16 e 17 é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das  8h30min ás 12h30min.

Em São Lourenço do Sul, a vacinação na ILPI’s começou na  última semana e a partir desta segunda-feira passaram a receber dose do imunizante  bivalente  os idosos a partir dos  70 anos. As doses são aplicadas nos 14 postos de saúde que  funcionam das 8h ás 17h.  Em São José do Norte, a  vacinação começou pelos idosos que residem em instituições de longa permanência até está terça-feira. A Prefeitura informa que recebeu 120 doses. Um link será disponibilizado na página da Prefeitura, nos próximos dias,  na internet para o cadastro de idosos acamados e domiciliados que queira  receber a vacina.

Após a conclusão desta etapa, os grupos prioritários devem ser vacinados seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Rio Grande Valéria Riso afirmou que a cidade recebeu parte das doses necessárias. Já foi iniciada a vacinação em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e em quilombolas. "O cronograma de como ocorrera a vacina no município será divulgado nesta terça-feira. A reunião de capacitação está marcada para quinta-feira", disse.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895