Nova unidade de saúde de Gravataí começa a operar nesta quinta-feira

Nova unidade de saúde de Gravataí começa a operar nesta quinta-feira

Atendimentos aos cerca de 16 mil moradores que residem no entorno acontecerão das 7h às 22h sem fechar ao meio-dia

Fernanda Bassôa

À noite, das 18h às 22h, haverá uma equipe de atenção primária noturna, com médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem

publicidade

A Unidade de Saúde da Família (USF) Moradas do Vale, que abrirá as portas aos moradores de Gravataí a partir desta quinta-feira, vai prestar atendimento das 7h às 22h. Esta é a terceira de dez unidades de saúde previstas para serem entregues pela Administração até o fim deste ano. Com investimento de quase R$ 2,8 milhões, custeados pela Prefeitura de Gravataí, a unidade terá capacidade para atender 16 mil moradores que residem no entorno.

A nova unidade garante ampliação de atendimentos e 100% de cobertura assistencial para as Moradas, uma das regiões mais populosas do Município. A estratégia de saúde da família permitirá a qualificação da assistência pelo acréscimo de mais de 1 mil horas de atendimento, a realização de visitas domiciliares e agendamento de consultas na unidade, sem a necessidade de teleagendamento. No local, oito consultórios para atendimento médico e de enfermagem e dois consultórios odontológicos, salas de vacina, de curativos, de inalação, triagem e procedimentos. A unidade ainda possui uma sala específica para grupos de educação em saúde, além de espaços administrativos.

“Melhorar o atendimento na saúde está diretamente ligado à qualidade de vida e ao bem-estar que o nosso cidadão merece. Gravataí é uma cidade que atrai investimentos, gera empregos e renda e que aplica recursos para qualificar a assistência e o cuidado das pessoas, ampliando o número de consultas e serviços à disposição. Temos ainda sete novas unidades para inaugurar em 2024”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

A partir da abertura, quatro equipes de saúde da família (cada uma composta por médico, enfermeiro auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde) e uma equipe de saúde bucal (dentista e auxiliar e/ou técnico de saúde bucal) prestarão os atendimentos. Pacientes terão acesso a consultas médicas e de enfermagem para os diversos ciclos de vida, incluindo gestantes, crianças, adultos jovens e idosos, assim como atendimentos em saúde bucal.

O funcionamento será das 7h às 22h, sem fechar ao meio-dia. À noite, das 18h às 22h, haverá, ainda, uma equipe de atenção primária noturna, com médico, enfermeiro e auxiliar e/ou técnico de enfermagem. O agendamento para consulta médica noturna ocorrerá por meio de acolhimento de demanda espontânea dos pacientes da região, sem a necessidade de marcação por teleagendamento.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895