Novo Hamburgo abre mais um ponto de hidratação e Exército reforça ações de enfrentamento à dengue

Novo Hamburgo abre mais um ponto de hidratação e Exército reforça ações de enfrentamento à dengue

Atualmente, Município conta com quatro salas de hidratação; seis óbitos já foram confirmados

Fernanda Bassôa

publicidade

Um quarto ponto de hidratação para pacientes com dengue em unidades de saúde foi aberto na cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Desta vez, a UPA Centro também conta com uma área específica para hidratar com soro as pessoas com a doença. O Município já conta com outros três pontos: nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Canudos e Santo Afonso e também na Unidade de Saúde da Família (USF) Kephas. Novo Hamburgo configura na segunda colocação no Estado como a cidade com mais contaminados para a dengue. Hoje, o Município contabiliza 5.148 confirmados e 5.797 notificações, além de seis óbitos, segundo números da Secretaria Estadual da Saúde.

Para enfrentar focos e combater a proliferação do mosquito, a Administração conta com o auxílio de pelo menos 20 soldados do Exército Brasileiro que estão acompanhando os agentes de saúde nas visitas domiciliares. Atualmente, os trabalhos e vistorias estão concentrados no bairro Santo Afonso. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, a hidratação é fundamental no tratamento contra a dengue. “A orientação é que as pessoas procurem atendimento médico logo nos primeiros sintomas e tomem muita água durante todo o período em que estiver com dengue.”

O horário de atendimento dos locais é conforme o das unidades de saúde. Na UPA Centro é 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. Na USF Kephas, nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 17h, e nas terças, das 8h às 15h. Em Canudos é segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados e domingos das 8h às 17h. Na Santo Afonso, de segunda a sexta-feira das 7h às 22h e também aos sábados e domingos, das 8h às 17h. Em Canudos e Santo Afonso, os atendimentos aos finais são exclusivos para sintomas de dengue (crianças devem ser encaminhadas para as UPAs, mesmo com sintoma de dengue).

Novo Hamburgo vem sendo referência no Estado no trabalho contra a dengue, notificando em tempo real os casos. “Nossa rede primária está entre as mais bem preparadas em todo o Estado”, confirma o secretário. O mapa de casos de dengue mostra que a grande maioria dos casos de Novo Hamburgo estão concentrados nos bairros Vila Diehl e São José, Canudos, Boa Saúde e Santo Afonso. E é por isso que o trabalho diário de visitas domiciliares com agentes da dengue, recolhimento de entulhos depositados irregularmente e também aplicação de inseticida são realizados principalmente nestas áreas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895