Passa de 200% a superlotação em emergências de hospitais em Porto Alegre

Passa de 200% a superlotação em emergências de hospitais em Porto Alegre

Cremers aponta a incidência de doenças respiratórias como um dos fatores do aumento de procura

Correio do Povo

No Clínicas, eram 125 internados para 56 leitos

publicidade

O setor de Emergência SUS de hospitais em Porto Alegre registrou, mais uma vez, superlotação, tanto adultos quanto infantil. Segundo o painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a situação com a demanda mais expandida é a do Instituto de Cardiologia, com 228,57% de ocupação, com 48 pacientes internados para 21 leitos em sua capacidade normal. O cenário é similar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), com 223,21% (125 internados para 56 leitos) e Santa Casa de Misericórdia, com 220,83% (53 pacientes para uma estrutura de 24 leitos).

Outros estabelecimentos estavam com demanda mais baixa, mas ainda com mais do que a totalidade de sua capacidade normal. É o caso do São Lucas (150%) e do Nossa Senhora da Conceição (131,25%). A demanda na Emergência do Hospital Divina (antigo Providência) registrou um atendimento 40% acima da expectativa do setor, mas sem superlotação. “Esse aumento se deve às síndromes respiratórias”, afirmou o diretor-técnico doa casa de saúde, Willian Dalprá.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) tem acompanhado com preocupação o problema, que também acontece em pronto atendimentos, não só de Porto Alegre, como de modo geral no RS. “Sistematicamente, os serviços emergenciais estão convivendo com excesso de demanda, que gera falta de atendimento e expõe pacientes a riscos de saúde, bem como impõe situações adversas de trabalho à categoria médica. Recentemente, a incidência de doenças respiratórias, provocadas pela queda nas temperaturas, agravou ainda mais o problema, provocando a restrição de emergências em todo Estado”, afirmou a entidade, em nota.

O Cremers está criando um grupo de trabalho independente, com o propósito de apresentar soluções sobre o tema. Nesta segunda-feira, ocorreu a primeira reunião com a presença hospitais de Porto Alegre e Canoas. A pauta do encontro foram as emergências de traumatologia, considerado um dos gargalos do serviço. Foram discutidas algumas ações propositivas que serão levadas para as autoridades municipais e estaduais.

Denúncias ou reclamações sobre eventuais irregularidades no funcionamento de serviços de saúde podem ser encaminhadas para o e-mail ouvidoria@cremers.org.br, pelo telefone (51) 3300-5400 ou pelo site.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895